Santa Maria Bernarda no Santuário Nacional de Aparecida

371

A Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora vive o Ano de Preparação para celebração do Centenário da Páscoa Eterna de Santa Maria Bernarda Bütler, que ocorre em 19 de maio de 2024. Uma série de atividades e ações estão sendo programadas e realizadas desde a abertura do Ano Centenário, no dia 19 de maio de 2023, para vivenciar de maneira significativa esse momento.

Em vista desta motivação, a Região Missionária São Francisco de Assis, com Sede em Passo Fundo/RS no Brasil, organizou uma Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida/SP, centro de devoção onde cultiva-se a fé católica em torno a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A peregrinação ocorreu entre os dias 15 e 18 de junho passados.

O objetivo da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, carregando o nome da Fundadora, consistiu em dar ainda mais visibilidade, em nível nacional, a Santa Maria Bernarda. Desta maneira, o povo de Deus e os devotos da Santa podem integrar-se na programação do Ano Centenário. É uma oportunidade de agradecer à Fundadora e a Deus pela inspiração do carisma e pela história da Congregação, que semeia as obras de misericórdia nos recantos por onde as irmãs desenvolvem a missão.

No sábado dia 17, as irmãs e leigos ganharam destaque na missa das 12 horas do Santuário Nacional de Aparecida. A missa foi presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Coari, estado do Amazonas, Dom Gutemberg Freire Régis, convidado pela Congregação para a ocasião. Dom Gutemberg deu destaque à trajetória de Santa Maria Bernarda e à missão das Irmãs Franciscanas Missionárias. Fez referência ao ‘título’ recebido pela Fundadora da Congregação na ocasião de sua Canonização quando o Papa Bento a proclamou “missionária da misericórdia”. Recordou, também, o que disse o Papa Francisco durante sua visita à Colômbia comentando o legado de Madre Bernarda que se dedicou-se ao serviço dos mais necessitados: “A misericórdia nos pede para dar sempre um passo decisivo e seguro rumo aos irmãos, renunciando a pretenção de sermos perdoados sem perdoar, de sermos amados sem amar”.

No sábado dia 17, as irmãs e leigos ganharam destaque na missa das 12 horas do Santuário Nacional de Aparecida. A missa foi presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Coari, estado do Amazonas, Dom Gutemberg Freire Régis, convidado pela Congregação para a ocasião. Dom Gutemberg deu destaque à trajetória de Santa Maria Bernarda e à missão das Irmãs Franciscanas Missionárias. Fez referência ao ‘título’ recebido pela Fundadora da Congregação na ocasião de sua Canonização quando o Papa Bento a proclamou “missionária da misericórdia”. Recordou, também, o que disse o Papa Francisco durante sua visita à Colômbia comentando o legado de Madre Bernarda que se dedicou-se ao serviço dos mais necessitados: “A misericórdia nos pede para dar sempre um passo decisivo e seguro rumo aos irmãos, renunciando a pretensão de sermos perdoados sem perdoar, de sermos amados sem amar”.

No Brasil, vive-se o 3º Ano Vocacional Nacional. A Peregrinação a Aparecida, neste contexto, carrega também a motivação vocacional em torno à “Missionária da Misericórdia”, mulher audaz e cheia de vigor missionário que reconheceu os sinais dos tempos e empreendeu um caminho de êxodo ao encontro dos irmãos necessitados da América Latina, dando origem à Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

Para a Região Missionária São Francisco de Assis, através do Governo Regional, essa programação visa avançar nos passos de consolidação do processo de Ressignificação Congregacional assumida no último Capítulo Geral Ordinário. Para isso, promove espaços e momentos de integração entre as irmãs e leigos, enfatizando a unidade através dos elementos do carisma.  Dessa forma, pode-se avançar com alegria e criatividade em Fidelidade à Aliança a partir do que nos une na mesma utopia, como mulheres consagradas.

Para rever a missa em que contemplou a peregrinação, clique no vídeo abaixo:

 

 

Fonte: franciscanas.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui