Santuário de Canindé está em contagem regressiva para a Festa de São Francisco das Chagas 2025

50

O Santuário de Canindé lançou a programação da Festa de São Francisco das Chagas 2025, com o tema “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”. A celebração ocorre dentro do Ano da Esperança e do jubileu do Cântico das Criaturas. Destaque para a novena simplificada e o novo cartaz com símbolos regionais. A festa promete reunir milhares de romeiros e devotos em Canindé.

Pouco mais de cinquenta dias separam os romeiros e devotos da tradicional Festa de São Francisco das Chagas, em Canindé. A devoção, viva há 250 anos desde a construção da primeira capela dedicada ao Santo em 1775, continua a mover a fé de milhares de fiéis que visitam o Santuário ao longo do ano, consolidando-o como o maior Santuário franciscano do Brasil.

Para celebrar mais uma temporada de festejos, o Santuário lançou oficialmente, na manhã do dia 2 de agosto, Festa do Perdão de Assis, a programação da Festa e Novena de São Francisco das Chagas 2025. O evento se insere na celebração do oitavo centenário do Cântico das Criaturas e do Ano da Esperança, propondo aos devotos momentos intensos de espiritualidade e compromisso durante a romaria.

Durante a Missa das 9h na Basílica, Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário, apresentou o tema deste ano: “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”, além do cartaz e do material litúrgico. A canção-tema escolhida é o conhecido “Cântico das Criaturas”, do cantor Zé Vicente. Uma das principais novidades da programação é a Novena simplificada, que será realizada diariamente no interior da Basílica, às 15h.

Em coletiva de imprensa após a celebração, Frei Gilmar destacou que o objetivo central deste ano não é apenas refletir sobre o cuidado com a criação durante os dez dias da festa, mas assumir esse compromisso ao longo de toda a vida. “Celebrar São Francisco é cuidar da vida de forma integral. Só assim poderemos verdadeiramente ser chamados de franciscanos”, afirmou o reitor.

O cartaz da festa, assinado por Rogério Sales, traz cores vibrantes e elemento que remetem ao jubileu franciscano celebrado em 2025. No centro, a imagem de São Francisco aparece segurando o globo terrestre ao lado de uma criança, símbolo da esperança. Ao redor, elementos da criação típicos do sertão cearense, com destaque para a vegetação regional.

Ao fundo, é possível ver a Basílica de São Francisco, que, por ser uma Igreja jubilar, se torna o principal destino dos inúmeros romeiros e romeiras que se dirigem ao Santuário como peregrinos da Esperança.

A programação do dia do Perdão de Assis, seguiu com Missas, Confissões, oração do Terço da Misericórdia e no final do dia um show católico com Naldo José na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

Fonte: ofmsantoantonio.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui