Somemo-nos aos sonhos do Papa Francisco nos aspectos: social, cultural, ecológico e eclesial, da nossa “Querida Amazônia”.
A pandemia da covid-19, desde meados de março do corrente ano, forçou a dispensa de todas as programações presenciais no Brasil, tanto das dioceses, paróquias, comunidades, como também das escolas em todos os níveis, de outras tantas organizações e movimentos. A programação do ano com os Amigos do Carisma em Rondonópolis – MT, também foi suspensa, devido à exigência do distanciamento social.
Sendo que a solução encontrada por muitos grupos foi reuniões à distância online ou Lives, também os amigos do carisma sugeriram uma Live com um tema em preparação à festa de São Francisco – padroeiro da ecologia. O dia mais propício foi 2 de outubro, com início às 19h30min. O tema em foco foi sobre a Amazônia, neste tempo seco em que ocorrem as maiores queimadas e incêndios registrados até os dias atuais.
A encíclica do Papa Francisco “Querida Amazônia”, além de outros assuntos, parece que já previa a necessidade de alertar nosso modelo de desenvolvimento para evitar as catástrofes que iriam acontecer. O tema escolhido para a Live foi então: “São Francisco e os sonhos do Papa Francisco”.
A Live teve como primeiro momento uma reflexão orante, semelhante a uma celebração e o segundo momento uma fala relacionada ao tema.
A elaboração, a divulgação e a apresentação do momento orante foram assumidos por várias pessoas: Adilson José Francisco e Gisele assumiram a parte técnica e a moderação; Wilson Luiz, Zenilde Riva e Débora Riva, assumiram a divulgação e animação; Dirceu Coelho e Tânia Maria Stoffel, Almir Araújo foram os leitores e Irmã Anita David trabalhou na adaptação do terceiro tema do tríduo em preparação à festa de São Francisco, elaborado pela Província Amábile Avosani. A fala foi assumida pelo Frei Wanderley Gomes de Figueiredo.
O conteúdo refletido destacou: O testemunho de São Francisco de Assis, o irmão universal de todos os seres vivos e sua opção de igualar-se aos últimos para poder melhor compreendê-los e ajudá-los; os sonhos do Papa Francisco para a “Querida Amazônia” e o incentivo a nos somarmos aos seus sonhos nos aspectos: social, cultural, ecológico e eclesial.
Foram trazidas numericamente as espécies de vegetais, animais e a população multicultural da Amazônia e sua importância como um dos grandes pulmões do planeta. E que esta criação divina não pode ficar à mercê dos interesses econômicos, pois atentar contra a Amazônia significaria atentar contra o pulmão do mundo e teologicamente, contra a Criação.
Mencionaram-se também as queimadas e incêndios no Pantanal Matogrossense. Por todos esses pecados contra a ecologia, “perdão, Senhor, é idolatria amar a morte…”
Segundo a encíclica “Querida Amazônia”, se estamos todos unidos pela mesma fé num só Deus, também precisamos rezar, trabalhar e lutar juntos para respeitar e defender a diversidade pluriétnica da Amazônia e cuidar da obra do Criador.
Após a fala do Frei Wanderley, os/as participantes foram convidados a realizar um compromisso concreto de plantar e cultivar em seu quintal chás, ou uma árvore frutífera ou ornamental, ou ainda oferecer uma ajuda a uma família em situação de grande carência.
A divulgação foi além dos Amigos do Carisma, rendendo participação de alguns amigos das Comunidades Eclesiais de Base – CEBS. Como muitas pessoas ainda não estão habituadas a esta tecnologia e que também estão sendo promovidas muitas Lives, a resposta não foi massiva, mas as pessoas que ouviram e participaram gostaram muito pelo seu conteúdo, bem como pela espontaneidade e amizade testemunhada entre os participantes.
Os Amigos do Carisma estão empolgados a assumirmos outra programação até o final do ano.
Por Ir. Anita David