Se queres, podes curar-me, Senhor

1399

Caríssimos, toda miséria humana está contida em uma palavra, desobediência, e de fato, quem segue na vida por esse caminho nada encontra além do mal que ela representa. Porém, para nos ensinar que a desobediência é o mal que gera todos os males, porque é insubordinação contra a verdade, o amor, a justiça e todas as virtudes eternas, Deus enviou Seu Filho, numa carne semelhante à nossa, o qual sofreu todas as contrariedades por parte dos desobedientes, mesmo sendo inocente.

Na Carta de São Paulo aos Filipenses, ele nos mostra bem o que significa para nós a perfeita obediência de Cristo: “Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” Ou seja, a obediência de Cristo é caminho de santidade para nós que o seguimos.

No Evangelho de (Mt 8,1-4), vemos o episódio da cura imediata de um leproso, ao prostrar-se aos pés de Jesus lhe pedindo essa graça. Ora, o Senhor nada exigiu dele, no entanto, lhe pediu para praticar a fé, pois sem sua prática não se pode dar um testemunho de verdadeira obediência às leis de Deus. De fato, é elogiável a atitude humilde do leproso que sobreviveu à enfermidade que o assolava. Todavia, precisamos compreender que não existe efeito sem causa, e a causa de todos os males se concentra no pecado da desobediência.

Caríssimos, a recomendação de Jesus ao referido leproso, serve igualmente para nós hoje: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”. Isto significa dizer que a prática da fé é um testemunho sem alarde, sem marketing, mas sim, uma silenciosa demonstração de que Deus sempre age em nossa vida, para manter-nos em perfeita comunhão de amor em Sua Santa Igreja.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Fonte: http://brasilfranciscano.blogspot.com/2018/06/se-queres-podes-cursr-me-senhor.html

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui