Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA 2023 – 2026

565

 

CARTA OFICIAL

As/aos irmãs/ãos da JUFRA do Brasil, Secretariados Regionais e Locais da JUFRA, Conselho Nacional da OFS,
membros da Família Franciscana do Brasil,
ex-Secretariados Nacionais da JUFRA do Brasil,
Párocos e Irmãs, Animadoras/es e Assistentes Espirituais das Fraternidades de JUFRA, Organizações parceiras,

Paz e bem!

É com muito entusiasmo e alegria que venho, através desta carta e anexos, apresentar a equipe de jufristas (eleitas/os e convidadas/os) para compor o novo Secretariado Fraterno Nacional da Juventude Franciscana do Brasil (JUFRA), triênio 2023 a 2026, com exceção do Colegiado da Animação Fraterna eAssistência completa, que serão anunciados em breve. Bem como, apresentar-me oficialmente comoSecretária Fraterna Nacional da JUFRA.

Fui eleita no XVIII Congresso Nacional do movimento, realizado de 17 a 21 de fevereiro de 2023,em Santa Luzia/MG.

Primeiramente agradeço à todas/os irmãs/irmãos jufristas que confiaram a mim essa missão edepositaram suas esperanças no nosso trabalho coletivo, para que juntas/os possamos continuar a caminhadaem nosso Ideal de Vida (fazer poucas coisas e fazer bem feito; construir devagar o nosso segredo; amar primeiro e amar até o fim).

Sou Mayra Caroliny de Oliveira Santos, natural e residente de Floriano/PI, jufrista na FraternidadeNossa Senhora das Graças – celebraremos 55 anos, uma das primeiras experiências de JUFRA no Brasil – eadmitida à Ordem Franciscana Secular (OFS) na fraternidade local de mesmo nome em 2019.

Em fevereiro de 2015, com o retiro inicial de Formação Base da JUFRA (FBJ) fui eleita Secretária Fraterna Local. Em 2016, assumi o serviço de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) no Regional Nordeste A2 (CE/PI), sendo, em seguida, eleita Secretária Fraterna Regional. Nesse último quadriênio (2019-2023) me comprometi nacionalmente ao serviço de Secretária para a ÁreaNordeste A da JUFRA do Brasil. Servir as fraternidades do regional e área são consequências por amar e acreditar nesse ‘luminoso ideal de vida’, como diria o Papa João Paulo II.

Como Secretária Fraterna Nacional, em tempos de Papa Francisco e tantas figuras femininas fortes e vibrantes; de retorno à ordem democrática e pós pandemia, convido a todas/os a deixar de lado seusmedos e receios e, sem hesitar, aceitar essa missão fraterna e coletiva de dar continuidade a nossa caminhada. Levando sempre os ideais de vida de Francisco e Clara de Assis, em estarmos dispostas/os a nos dedicarmos com todo o amor e revolucionar nossos afetos, baseados em nossa cumplicidade fraterna.

Temos como compromisso fortalecer as fraternidades e expandir nosso carisma pelo nosso país. Nossos objetivos, delimitados para esse triênio, serão realizados prezando sempre em trabalhar com empolgação, afeto, amor e compreendendo a realidade de cada jovem em sua fraternidade local.

Semear e cuidar” é reunir todas as forças que o mantém atuante em ternura e vigor junto àquelas/es que continuam no trabalho interno e institucional; no zelo à memória, em comunhão com aquelas/es que já atuam em outros espaços. Reconhecemos e agradecemos profundamente às irmãs e aosirmãos pelos serviços prestados ao longo desses 52 anos da nossa história. Temos consciência que somos frutos de processos, da entrega de jovens líderes em períodos marcados por outros triênios que nosantecederam.

Desejamos unir nossas energias para despertar vocacionalmente novas juventudes, levando aproposta de vida àquelas/es que, inclusive, já demandam nossa presença e cuidado.

É essencial olharmos para nossa história! Com isso, criamos um espaço de escuta e fomento de inter-relações entre todas/os nós. Você é uma peça chave para adentrarmos terrenos, semearmos nossasemente e cultivarmos. Realize contatos; acolha jovens nas missões; contribua para nosso intercâmbio e façaparte da Rede de Benfeitores, clique aqui.

Nosso percurso segue renovado e valorizado em perfeita união com os Frades, as Clarissas, as Congregações Religiosas, e todos que fazem parte dessa abençoada Família Franciscana do Brasil. Damesma forma, estamos em comunhão com as/os irmãs/ãos da OFS do Brasil, para que, assim, possamos partilhar, alimentar nosso sentimento de pertença e de forma fraterna acolher todas as realidades presentes naJUFRA e na OFS.

Agradeço mais uma vez a todas/os da nossa amada Juventude Franciscana e peço a bênção de Deuspara nossa caminhada de testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo e do Ideal de Vida de Francisco e Clara.

Para contato pessoal e institucional, segue:
E-mail: mayracaroly131@gmail.com e/ou jufrabrasil@gmail.com

Telefone pessoal: (89) 99430-6942 (Claro)

Instagram: @mayracaroliny e @jufradobrasil.

Que Nossa Senhora interceda por nós. São Francisco, Santa Clara e Santa Rosa de Viterbo nos guie enos ilumine.

Fraternalmente,

Mayra Caroliny de Oliveira Santos
Secretária Fraterna Nacional da JUFRA Fraternidade NossaSenhora das Graças, Floriano/PI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui