Sefras abre serviço emergencial à população de rua

655

São Paulo (SP) – O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) iniciou neste domingo (20/05) o serviço emergencial de abrigo para a população em situação de rua durante o inverno. O espaço, que funciona no Convento São Francisco, na Rua Riachuelo, 268, no centro de São Paulo, é o mesmo onde durante o dia os frades atendem a população em situação de rua através do serviço Pop Rua, conhecido como “Chá do Padre”, onde fornecem acolhimento, 300 almoços e 450 lanches à tarde. À noite, a partir das 19 horas, o local passará a abrigar dezenas de pessoas para pernoite para que elas possam se proteger do frio em São Paulo.

Cada morador em situação de rua recebe um kit com materiais de higiene pessoal e toalha, tomam banho, ganham roupa limpa, jantam e recebem uma cama com cobertor. O espaço tem capacidade para acolher 100 pessoas por noite.

Nas últimas semanas a temperatura começou a cair acentuadamente em São Paulo. Dois moradores de rua foram encontrados mortos na madrugada desta segunda-feira (21) em São Paulo. O IML ainda não confirmou a causa das mortes, mas há suspeita de que não tenham resistido ao frio. A cidade de São Paulo registrou a menor temperatura média do ano, com 8ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).  “A população em situação de rua é a que mais sofre com a chegada do inverno. Com o objetivo de levar mais solidariedade, o Sefras coloca também em ação a Campanha de Inverno, que visa arrecadação de fundos para a compra de cobertores e agasalhos que serão distribuídos aos participantes de nosso serviço”, explica Frei José Francisco de Cássia dos Santos.

Os interessados em fazer doações de roupas, agasalhos, meias e vestimentas podem procurar o serviço da Rua Japurá, nº 212, em frente a Câmara Municipal, no centro de São Paulo. A sede do Sefras fica na rua Hannemann, 352, no Pari. O telefone é (11) 3291-4433.

O Sefras Pop Rua São Paulo atende pessoas que vivem em situação de rua oferecendo um espaço de acolhida, escuta e partilha. Além disso, o serviço oferece para os participantes, atendimento social e jurídico feito em parceria com a Defensoria Pública da União, atividades sócio-educativas, políticas, culturais e de incentivo à participação da construção de políticas públicas e fóruns de discussão da população em situação de rua.

Conheça mais: http://www.sefras.org.br

Fonte: http://franciscanos.org.br/?p=159968

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui