Semana Laudato Si’: oração, estudo e ação pela Casa Comum

314

 

Carta – OFS

 

A Ordem Franciscana Secular do Brasil recebeu com grande alegria o convite do Movimento Católico Global pelo Clima para sermos parceiros nacionais da Semana Laudato Si’, que ocorrerá entre os dias 16 a 24 de maio de 2020. O movimento Católico Global pelo clima é a entidade responsável por organizar essa semana em nome do Vaticano.

A ​Semana Laudato Si é uma campanha global promovida pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano. Através da campanha, o Dicastério vai encorajar comunidades católicas a realizarem ações corajosas para proteger nossa casa comum na celebração do quinto aniversário da Laudato Si’.

Nos últimos cinco anos, muitas de nossas Fraternidades locais da OFS deram passos concretos para proteger nossa Casa Comum. Plantaram jardins e reflorestaram áreas desmatadas; rezaram pela Mãe Terra; recolheram lixos dos rios, mares e matas; fortaleceram as lutas por políticas públicas de proteção das causas climáticas; refletiram em fraternidade essa Encíclica e assumiram diversas outras ações. Mas, apesar de todos os esforços, a crise ecológica não está diminuindo e por isso somos convidados a fazermos gestos ainda mais profundos. Para as fraternidades que ainda não tenham iniciado nenhum gesto concreto, essa será uma grande oportunidade para dar os primeiros passos.

Uma forma de vivenciar a Semana Laudato Si nesse período em que estamos vivenciando o isolamento social é realizar o estudo individual e/ou partilhas em momentos onlines do material de estudos proposto pela presidência do Conselho Internacional da OFS (CIOFS): Guia de Estudo para Encíclica Laudato Si da Comissão Geral Interfranciscana de Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Durante a semana, de 16 a 24 de maio de 2020, cada conselho regional e cada fraternidade local são convidados a preparar, respeitando as medidas necessárias em tempos de isolamento social em virtude da Covid-19, a Semana Laudato Si, com zelo e com o ardor que é peculiar a nós franciscanos e franciscanas.

Busquem realizar iniciativas com originalidade, imaginação e, na medida da realidade de cada fraternidade, propor novas atividades em defesa da Casa Comum. Nesse processo, convidem outros grupos a participar das iniciativas, envolvendo sua comunidade, paróquia e cidade. Divulguem as atividades realizadas através da internet, publicando nas redes sociais as diversas formas de dar esse “grito” em defesa da nossa Casa Comum.

Para que possamos divulgar as atividades da OFS de todo o Brasil, pedimos que nos enviem fotos e relatos para o e-mail comunicacaoofsbr@gmail.com e, ao publicar as atividades nas redes sociais, utilizem a hashtag #ofslaudatosi.

Para nos ajudar nesta construção, com orações, dicas de organização e ideias das atividades que poderão ser realizadas, o Movimento Católico Global pelo Clima nos fornece muitos subsídios no link.

Mãos à Obra!

Maria José Coelho – Ministra Nacional

Helio Gouvêa – Coordenador Nacional de JPIC

Fonte: OFS do Brasil

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui