Subsídios Anuais para a Formação – Comissão da Família (CIOFS)

111

Download

Irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular do Brasil, Paz e Bem!

A Presidência do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) possuí na sua estrutura a Comissão da Família, que tem como finalidade promover reflexões a cerca dessa temática, preparando materiais foOFSrmativos para as fraternidades locais no mundo todo. Atualmente, essa comissão é composta por Silvia Diana, OFS (Argentina), Jenny Harrington, OFS (África do Sul), Conselheiras Internacionais da presidência do CIOFS e Fr. Claudio Hernán Eguzquiza Rodriguez, TOR, Assistente Espiritual Geral.

Desde o ano de 2016, essa comissão tem um trabalho contínuo e encaminha um tema anual para ser refletido em todas as fraternidades. Esse tema é apresentado como um material formativo, com um texto base e perguntas de aprofundamento e reflexão. Segue a caminhada histórica com todos os temas propostos pela comissão:
2016 – Família e Casamento;
2017 – “Cuidar da fragilidade humana: misericórdia e discernimento”
2018 – “Partilhando os momentos importantes da vida familiar dos irmãos” (CCGG 24).
2019 – “A família nas diferentes Encíclicas e no Catecismo da Igreja Católica”
2020 – “Diálogo construtivo na família”
2021 – “O cuidado dos nossos irmãos e irmãs mais idosos, a sua vida e caminho são a história da nossa Ordem”

Nesse sentido, considerando a importância dessas temáticas e partindo do entendimento que essas reflexões são atemporais, a OFS do Brasil, traduziu esse material para o Português e encaminha as fraternidades locais através dessa cartilha. Desejamos estar em sintonia e comunhão com a OFS no mundo todo e que nossas fraternidades locais possam encontrar nesse estudo importantes reflexões para a formação permanente dos nossos irmãos e irmãs, recordando nossa regra que diz: “Em sua família vivam o espírito franciscano de paz, de fidelidade e de respeito à vida, esforçando-se para fazer dela o sinal de um mundo já renovado em Cristo” (Regra,17).

Fraternalmente,
Mayara Ingrid Sousa Lima, OFS
Coordenadora Nacional de Formação da OFS do Brasil

Fonte: Ordem Franciscana Secular do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui