Últimos Destaques da CCB

1070

DURAS REALIDADES EXIGEM QUE FRADES REFLITAM A VIDA RELIGIOSA CAPUCHINHA

O primeiro dia da assembleia dos capuchinhos da América Latina e Caribe deu o tom das difíceis realidades que os frades cruzarão durante a semana.

Em Lima, a cinza cidade de escassas chuvas, terra das impactantes serras peladas e do trânsito frenético, começou nesta segunda feira (29) a 13ª Assembleia Latino-americana dos Capuchinhos (XIII ALAC), que reúne 40 frades da América Latina e do Caribe e importantes representantes de todas as partes do mundo, conselheiros gerais que representam a Ordem em suas diferentes presenças continentais.

Os capuchinhos que participam do encontro, motivados pelo tema “formação e missão numa nova cultura”, se deparam a partir de hoje com duras realidades da Ordem e dos 20 países que compõem o continente.

EM BUSCA DE RESPOSTAS

O silêncio na capela preparada no auditório da Fraternidade Padre Santo, em Ñaña, a leste de Lima, tinha motivo: oração mental, às 6h30, antes da eucaristia. A primeira missa oficial desta ALAC 2018 foi presidida pelo Conselheiro Geral, Frei Hugo Mejia Morales, peruano e que hoje representa a América de língua espanhola e os países ibéricos. Ele falou sobre as dificuldades que os frades terão de enfrentar, diante de uma sociedade com tantos desafios, e pediu ao Senhor que o seu Espírito os guarde para que, nesses dias, encontrem as respostas para os tantos questionamentos que cada um traz.

O anfitrião do encontro, Frei Gonzalo Cateriano, Ministro Provincial do Peru, acolheu os superiores invocando a proteção de Nossa Senhora. Os frades iniciaram se apresentando e foi comum ver que esta é a primeira vez de muitos no Peru.

“ESTAMOS DIMINUINDO”

Frei Štefan Kozuh, Vigário Geral da Ordem, representou o Ministro Geral, Frei Mauro Johri, que não pode comparecer por problemas de saúde. O frade eslavo disse que não é novidade para ninguém “que estamos diminuindo”. Ele apresentou exemplos europeus e chamou atenção que, ainda que haja uma “abundância” dos números de vocacionados na América Latina comparada a difícil realidade europeia, esta é uma crise geral, não de quantidade, mas de qualidade.

Nenhum de nós, que somos de vários modos envolvidos no processo formativo dos jovens frades, pode se dar o luxo de iludir com um processo formativo improvisado daqueles jovens que batem às nossas portas, e nenhum de nós pode desiludir os formandos e outros frades com uma vida medíocre  e pouco coerente”, disse.

 

Pediu ainda que os frades, a começar pelos superiores, sejam testemunhas de Cristo, atentos sempre a uma conversão, além de uma “formação permanente” e uma “conversão permanente.

 

VEJA MAIS: CONHEÇA ÑAÑA, A CIDADE ONDE ESTÁ ACONTECENDO A ASSEMBLEIA DOS CAPUCHINHOS

 

ESTATÍSTICAS EXIGEM REFLEXÃO
O contexto descrito pelo Vigário Geral da Ordem transparece também nas estatísticas apresentadas por Frei Hugo Mejia. Para o peruano, é importante que os frades conversem a partir desses dados e,  até o final da semana, apresentem propostas concretas para lidar com duras realidades como: saída de capuchinhos para as Dioceses e o abandono definitivo da vida religiosa, já durante o processo formativo. Ele terminou apresentando alguns desafios:

  1. Manter a Missão no coração da Ordem
    Segundo Frei Hugo, as presenças missionárias são as primeiras a sofrer com a diminuição numérica de frades.
  2. Manter as instituições essenciais
    Repensar a modalidade das presenças e ajudar a Ordem a manter suas instituições essenciais, como o Colégio Internacional, em Roma, onde frades de todo o mundo estudam mas também aqueles postos de trabalho Cúria Geral e nas províncias.
  3. Apoiar a formação de jovens frades
    Segundo Frei Hugo, é importante agregar forças, sobretudo naqueles lugares em que os capuchinhos têm menos condições de manter a formação de jovens que queiram ser frades.

Foi dada a largada e foram postos os desafios para que os capuchinhos latino-americanos e caribenhos apontem esperanças para o futuro da vida religiosa franciscano-capuchinha.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo – SP)

 


‘A CAPELA DOS FRANCISCANOS É NA RUA’

O encontro latino-americano de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) aconteceu em São Paulo de 17 a 26 de janeiro.

Terminou ontem o encontro de Justiça, Paz e Integridade da Criação dos franciscanos capuchinhos da América Latina e Caribe. Os frades do serviço JPIC estiveram reunidos no Seminário Santo Antônio, em São Pedro – SP. O encontro visa impulsionar as comissões de JPIC em cada lugar de atuação capuchinha bem como fomentar trabalhos articulados dos frades em defesa da paz, justiça e criação, junto a movimentos e entidades socioambientais, bem como com outros grupos da Igreja.
México, El Salvador, Equador, Colômbia, República Dominicana, Haiti, Argentina e Paraguai são alguns dos países que estiveram presentes, além da presença de Frei Benedict Ayodi, coordenador do serviço na Ordem, em Roma.

No dia 22, segunda-feira, os frades encontraram-se com o Padre Júlio Lancelotti, responsável pelo Vicariato Episcopal para o Povo de Rua, na Arquidiocese de São Paulo. O Padre falou de como é importante que os franciscanos deem exemplo e convivam com os pobres “a capela dos franciscanos é na rua”, exortou.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo – SP)


CURSO FRANCISCANO DE VERÃO COMPLETA DEZ ANOS

O curso, criado pelo capuchinho Frei José Carlos Pedroso, completa dez anos e é exemplo de elo da família franciscana.

Há dez anos a família franciscana tem um encontro marcado em uma cidade localizada a pouco mais de 200km de São Paulo. É na serra de São Pedro – SP que religiosos, religiosas, leigos e leigas dedicam o mês de janeiro para atender um apelo que ganhou força no Concílio Vaticano II: voltar as fontes.
O Curso Franciscano de Verão completa em 2018 dez anos de existência. Segundo Frei Pedro Cesar Silverio, que esteve na organização da primeira edição em 2008, o curso foi sonhado por Frei José Carlos Correa Pedroso que buscou atender uma necessidade da família franciscana “órfã” após o fim do CEFEPAL, Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina, na cidade de Petrópolis – RJ, em 1994. O objetivo do frade capuchinho, falecido em 2015, era que o curso em São Paulo fosse como o realizado no Rio de Janeiro, não só acadêmico, mas também vivencial voltado a franciscanos de todos os lugares do Brasil e da América Latina.
Para Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, diretor do Centro Franciscano de Espiritualidade de Piracicaba, que coordena o curso, o compromisso fraterno para uma formação mais concisa, amadurecida com a realidade do mundo em que vivemos, é o que direciona a equipe do curso nestes dez anos.

Há uma década franciscanos da América Latina voltam as suas origens e assim buscam viver melhor a sua vocação. Que os seguidores de Francisco e Clara nunca deixem de sentir a sede de beber das fontes dos pobrezinhos de Assis.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo – SP)

 


FONTES FRANCISCANAS E CLARIANAS (CAPA DURA)

 Valor R$ 250,00.

Frete R$ 15,00

 

 

COMO ADQUIRIR PRODUTOS DA Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) – SEDE?

Acesse a página abaixo:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100015119595756&sk=photos&collection_token=100015119595756%3A2305272732%3A69&set=a.352329908614326.1073741854.100015119595756&type=3&uploaded=1

Escolha o produto e solicite o valor do produto via e-mail para: tesouraria@ffb.org.br

Após receber retorno do valor, fazer o pagamento para:
FAMÍLIA FRANCISCANA DO BRASIL
BANCO DO BRASIL
Agência: 1003-0
C/C: 200.143-8

CNPJ > 31.166.622/0001-18

Após pagamento, enviar o comprovante de deposito para o e-mail acima. 

Não esqueça de enviar para o e-mail, o endereço de entrega completo e com CEP.

DADOS PARA O RECIBO DO CLIENTE
Nome completo
CPF/CNPJ
Endereço

E logo você está recebendo o nosso produto.

Desde já agradecemos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui