Um chamado à Ecologia Integral

519

…existem muitas sementes de amor e cuidado pelas

diferentes formas de vida, sendo semeadas…

“Tudo está interligado nessa casa comum”.

Vivemos tempos de pandemia, desesperanças e sinais de não vida, onde prevalecem as grandes mídias, formadoras e ou deformadoras de opiniões, num sistema que manipula as informações, de acordo com os interesses políticos e econômicos dos poucos que dominam nosso país.

Nesse contexto, as Irmãs Catequistas Franciscanas e os Simpatizantes que se inspiram no carisma Francisclariano, utilizam-se desses mesmos recursos tecnológicos e midiáticos, para a realização de um encontro de fortalecimento da fé e da esperança de que um novo mundo, partindo do cuidado com a vida e com a “ecologia integral”, é possível.

Através da live Irmandade Universal: um chamado à Ecologia Integral, tão ansiosamente esperada, nos reunimos virtualmente, no dia 20 de outubro de 2020, em uma dinâmica que ultrapassa as barreiras e os limites físicos e geográficos, na certeza do cumprimento daquela máxima: “O amor de Cristo nos uniu” e na crença de que essa união envolve não só as pessoas, mas toda a criação, pois como no mantra motivado pela simpatizante Camila Dias, “tudo está interligado nessa casa comum”.

Foi fortalecedor perceber que em meio ao caos no qual a humanidade está mergulhada, existem vozes que nos chamam (Laudato Si, Sínodo da Amazônia, Querida Amazônia) e nos interpelam a despertarmos para a necessidade urgente de escutarmos os gritos de nossa mãe terra e de nossos irmãos originários, que estão vendo seus direitos, seu chão sagrado, a natureza e as fontes de sua espiritualidade, destruídos pela ganância e pelo utilitarismo dos que sobrepõem o lucro à vida.

Animador também foi constatar que nessa terra árida, pela desesperança, pelas injustiças, pelo materialismo, pelo descarte dos pobres, dos pequeninos e pela exploração dos recursos naturais, existem muitas sementes de amor e cuidado pelas diferentes formas de vida, sendo semeadas. As partilhas feitas pela Irmã Laura Vicuña e as Simpatizantes Joselina Destefani e Roselha Borges de Paula, ilustraram a busca e o esforço das Irmãs Catequistas e Simpatizantes de viver o sonho da ampla irmandade e da reverência pelas criaturas.

Percebemos que na ciranda da recriação da casa comum, tem lugar para cada passo, para cada balanço, para cada ir, para cada vir. Nessa jornada de “construção de novas relações com todos os seres viventes” existe espaço para cada pessoa de boa vontade. Como nos animou a Irmã Laura, podemos contribuir com os pés, com os joelhos, ou com as mãos.

O simpatizante Marcio Dionizio, moderador dessa inspiradora live, nos questionou: “Será que precisamos de catástrofes para despertar? O que seria a Sinodalidade tão desejada pelo Papa Francisco? E o que entendemos por Amazonizar-se?

A Irmã Rosali Paloschi destaca, “vocês simpatizantes, são o anuncio esperançoso, que gera vida e dinamicidade ao carisma”. Nos convidou a entrarmos na roda, a tecermos redes, somar nos projetos missionários junto a congregação, a construirmos em mutirão, caminhos inclusivos, e a descobrirmos como Francisco, que não precisamos ter “medo de que ao amarmos as pessoas, as criaturas e as coisas belas, estejamos nos esquecendo do Criador, pois Ele, o Criador as ama também”.

Poetizar as dores, as lutas e as alegrias, da caminhada é uma contribuição imensurável para a construção desse novo caminho de amorosidade universal. De amor e encantamento pelo carisma e pelo sonho das primeiras Irmãs, podemos nos alimentar através da linda e profunda canção cantada pelo simpatizante Adilson , que nos apontou a necessidade de reconversão, a partir do exemplo e do testemunho das “Mulheres de sandálias caminhantes”, que praticaram o “amazonizar-se” e a “Ecologia Integral”, antes mesmo da existência desses conceitos .

Mesmo sendo realizado em um novo formato, esse encontro manteve a essência de nos animar, motivar, interpelar e enviar a “reconstruir a casa que está em ruínas”. Foi lindo perceber a comunhão que vivenciamos, através da participação numerosa de pessoas também pelo chat, manifestando seu entusiasmo e alegria por compartilhar essa caminhada de vivência do carisma das Irmãs Catequistas Franciscanas.

Por fim, fica nosso agradecimento a todas as pessoas envolvidas na organização e na realização desse encontro. Nossa gratidão e nossa alegre e comprometida inclusão nessa ciranda de Simpatizantes.

Até a próxima, PAZ E BEM!

Fonte: CICAF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui