Nota de Pesar

1320

Paulo Machado da Costa e Silva

Brasília, 18 de março de 2019

“Feliz o homem que encontrou a sabedoria,
o homem que encontrou a prudência!” Pr 3,13

Ainda sentíamos ressoar o Evangelho da Transfiguração de Jesus no Tabor, quando ao acordar, recebemos a notícia da Páscoa do Dr. Paulo Machado, o Irmão Paulo. Logo veio a minha mente, agora, o nosso confrade, está plenamente transfigurado!

Sua figura está intimamente unida a existência da Família Franciscana do Brasil. Todos que, de alguma maneira passaram pelo Centro de Espiritualidade, CEFEPAL, em Petrópolis, o conheceu ou ouviu seu nome.

Paulo Machado, cristão, pai de família, franciscano secular, advogado! Tudo nele teve as marcas do Evangelho. Sereno, polido ao falar, olhar penetrante, sorriso recatado. De seu coração brotava uma bondade infinita, que abundantemente fazia jorrar sobre os que dele aproximavam-se.

Fez de São Francisco de Assis, seu mestre na Escola do Evangelho. Homem profundamente eclesial, abraçou o Concílio Vaticano II, sobretudo no que concerne a missão do laicato no mundo. Com o Poverello de Assis, compreendeu o que significa estar no mundo sem ser do mundo.  Viveu franciscanamente seu cotidiano familiar e de mestre do direito. Amou a Ordem Franciscana Secular e a ela serviu de forma exemplar. Tudo nele dizia de um homem que deixou-se trabalhar pela forma de vida de Francisco de Assis. Nele encontrávamos a essência do franciscano leigo, em meio às realidades do sócio-políticas.

A Família Franciscana do Brasil, hoje canta o TE DEUM, pois o Senhor fez maravilhas entre nós, na vida e missão deste querido irmão. Agora, fica o desafio, desafio de levar adiante um legado tão fecundo, onde o Evangelho e São Francisco de Assis, tornaram-se vida, na vida de um homem, que carinhosamente aprendemos a chamar de Dr. Paulo, Irmão Paulo ou simplesmente Paulo!

A Conferência da Família Franciscana do Brasil, CFFB, abraça a seus familiares e a sua Fraternidade Franciscana Secular, com fraternura.

Frei Éderson Queiroz, OFMCap
Presidente da CFFB

Baixe em PDF

Nota de Pesar – Paulo Machado da Costa e Silva

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui