Simpósio Franciscano

1302

Desde a sua fundação, em 1985, a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana realiza, anualmente, no mês de outubro, o Simpósio Franciscano. O evento, além dos estudantes e professores da ESTEF e de outras Instituições de Ensino Superior, também reúne membros das Ordens e Congregações da Família Franciscana e demais pessoas que se sentem atraídas pelo carisma de Francisco e Clara de Assis.

Neste ano de 2019, celebrando os 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão Melek El Kamil, o Simpósio terá como tema principal o diálogo intercultural e inter-religioso. Tal temática torna-se ainda mais relevante neste momento histórico em que vemos, tanto a nível internacional quanto a nível local, a emergência dos nacionalismos, da xenofobia, do racismo, da intolerância para com as outras culturas e religiões e tantas outras formas de discriminação.

Numa perspectiva interdisciplinar e, por consequência, dialógica, o Simpósio se propõe a criar um espaço em que conteúdos e experiências sejam refletidas e partilhadas a partir de horizontes distintos, tanto culturais como religiosos. Buscaremos entender como se constroem os fundamentalismos que rechaçam o diálogo com o diferente e buscar nas diferentes tradições culturais e religiosas elementos que nos permitam, a exemplo de Francisco de Assis e do Sultão Melek El Kamil, dar passos no caminho do ecumenismo e do diálogo inter-religioso.

Finalidade do Evento

Tendo como marco simbólico a celebração dos 800 anos do encontro entre São Francisco de Assis e o Sultão Melek El Kamil, o Simpósio Franciscano 2019 da ESTEF se propõe a:

Evidenciar, na tradição franciscana, os elementos que nos convocam a aprofundar o diálogo de culturas e religiões;
Compreender a origem e a dinâmica dos fundamentalismos em suas diversas expressões;
Refletir sobre a relação entre cultura e religião na perspectiva do diálogo intercultural e inter-religioso;
Apontar caminhos para a superação das divisões culturais e religiosas.

Programação

Dia 01 de outubro

8h – Celebração de abertura

8h30min – Palestra: Origem e dinâmica dos fundamentalismos – Prof. Dr. Oneide Bobsin (EST)

10h15min – Palestra: Pressupostos antropológicos para o diálogo – Prof. Dr. Luiz Carlos Susin (ESTEF/PUCRS)

13h30min – Painel: O diálogo de religiões e culturas

Prof. Me. Luis Paul Muñoz Celleri (ESTEF) – Religiões e culturas andinas

Prof. Dr. Hendrix Silveira (EST) – Religiões e culturas afro-brasileiras

Dia 02 de outubro

8h – Celebração de abertura

8h30min – Palestra: O contexto e as narrativas do encontro de Francisco de Assis com o Sultão Melek el Kamil – Prof. Me. Arno Frelich (ESTEF)

13h30min – Palestra: O Islã: história, culturas e diálogo – Prof. Me. Idrissa Deme

Dia 03 de outubro

8h – Palestra: Desafios e possibilidades no caminho do ecumenismo e do diálogo interreligioso – Prof. Dr. Humberto Maiztegui (ESTEF)

10h30min – Celebração de Encerramento

Inscrições: www.estef.edu.br

Investimento: R$ 50,00

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui