Num momento de partilha e troca de experiências, os confrades das fraternidades que celebraram a Trezena e a Festa de Santo Antônio neste ano de 2024 se reuniram na manhã de terça-feira, dia 16 de julho, num encontro on-line. O sentimento comum foi o de alegria grata pelos bons frutos colhidos neste tempo forte de fé, devoção, convivência e evangelização. Dentre os pontos de destaque, a ótima frequência do público, a adesão de muitos voluntários e também o empenho dos frades e fraternidades. Apesar de haver alguma variação nas temáticas e no modo de se celebrar a Trezena, houve convergência em se colocar em evidência os belos exemplos e ensinamentos de Santo Antônio na linha do amor a Deus, ao próximo e na construção de relações marcadas pela amizade, fraternidade e respeito.
Iniciativa proposta neste ano pela primeira vez, o selo “Santo Antônio Solidário” contou com uma adesão inicial das fraternidades, com perspectiva de, no próximo ano, ser ampliado em termos de maior abrangência e o envolvimento de novas iniciativas. Junto à Fraternidade Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba (PR) dentre as demandas atendidas pelo lucro da festa, está a manutenção e o incremento do serviço do Chá Fraterno, oferecido duas vezes às pessoas em situação de Rua do Centro da Capital Paranaense; em Bauru (SP), na Paróquia Santo Antônio, todos os participantes das festividades foram convidados a trazer alimentos em troca de concorrer a pequenos prêmios sorteados durante os festejos. Houve ótima adesão solidária da comunidade.
Em Niterói (RJ) na Paróquia da Porciúncula de Santana, além do gesto concreto da entrega de alimentos em cada dia da Trezena e na Festa de Santo Antônio, as atividades em torno de Santo Antônio também são destinadas em grande parte à Ação Social da Paróquia em diversos âmbitos. Também no Rio de Janeiro, a Fraternidade do Convento Santo Antônio promoveu dois almoços durante a trezena, e também preparou, com a doação dos fiéis, quentinhas que foram distribuídas às pessoas em situação de rua dos entornos do Convento. Em parceria com a Casa Franciscana, também foram doados muitos ingredientes para a festa junina dos irmãos em situação de rua. Na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), no dia de Santo Antônio, 13 de junho, foi oferecido um lanche e bolo às pessoas que habitualmente recebem doação de pães todas as terças-feiras junto à paróquia.
Na Paróquia Santo Antônio, em Florianópolis (SC), além da iniciativa já costumeira do “Pastel Missionário” oferecido todas as terças-feiras, a festa também vai render um almoço especial oferecido às pessoas em situação de rua, em dia a ser programado pela paróquia. Iniciativas solidárias também serão promovidas pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Blumenau (SC), a partir da Festa de Santo Antônio, e pela Fraternidade Santo Antônio do Pari, em São Paulo (SP), cuja festa foi coordenada em parceria entre a Paróquia, o Convento e o Serviço Franciscano de Solidariedade. Na avaliação do Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Wayand Medella, a iniciativa do Selo Santo Antônio Solidário rendeu bons frutos: “Como tivemos uma primeira experiência, penso que a tendência agora é que a proposta vá ganhando adesão e relevância nos próximos anos. As ações solidárias desejam ser sinal do compromisso com os pobres do qual não podemos abrir mão no cotidiano de nossa missão”, recordou.
Fonte: franciscanos.org.br