Acompanhe a Exposição Virtual de Presépios

632

Tradução franciscana, os presépios são expressões artísticas e culturais dos povos que manifestam a ação amorosa de Deus pela humanidade.
Com as restrições impostas pela pandemia, muitos lugares adaptaram as exposições de presépios. A província franciscana da Imaculada Conceição do Brasil é pioneira das exposições de presépios no final de ano. No convento São Francisco de Assis, em São Paulo, já conta com a 31 edição.

Frei Róger Brunorio, museólogo, foi curador de algumas edições em São Paulo, e desde 2015, organiza a exposição do Convento Santo Antônio, do Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro.

Devido às restrições a edição desse ano está sendo virtual. Esse é um meio para nos atualizarmos e também fazer chegar essa mensagem de esperança, amor e renovação a um número maior de pessoas.

“Evocações de amor em tempo de pandemia’, é o título da exposição dada pelos curadores Frei Róger e Marco Antônio Teobaldo.
Nesta exposição unimos forças para disseminar o amor, o respeito às diferenças e o diálogo fraterno. Em tempos de fake News e tanto ódio e violência, queremos com essa exposição virtual evocar o amor, esse que vem do Deus Menino.

“A beleza do Natal está na possibilidade de nos encantarmos com o Amor Divino. Deus é Amor, Bondade, Beleza, Unidade e Verdade. A confecção e a exposição de presépios têm como principal função a representação, louvação e admiração do Nascimento de Jesus, fonte inesgotável de Amor. Ao longo dos séculos os artistas na sua plena criatividade interpretam e atualizam a cena no Nascimento de Jesus, inculturando com a realidade em que vivem. O presépio é justamente a possibilidade de fazermos memória de um fato, mas vivenciá-lo em nossa história.”

Aprecie:

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui