Desde de 1981 a Igreja no Brasil celebra, em agosto, o mês vocacional, convidando a refletir e rezar pelas diversas vocações especificas. Assim no primeiro domingo são lembrados os ministérios ordenados; no segundo domingo a vocação ao matrimônio; no terceiro domingo a Vida Religiosa Consagrada e no quarto domingo a vocação laical.
Testemunhar Cristo Ressuscitado é o grande chamado do mês vocacional desse ano para todos os batizados e batizadas. Só pode testemunhar de modo convincente, quem faz a experiência, como Maria Madalena, que indo ao túmulo para perfumar o corpo de Jesus, encontra-o vivo, ressuscitado e vai dizer aos Apóstolos, Eu vi o Senhor.
Contemplando o cartaz, cujo autor é o Pe. Reinaldo Leitão, podemos aprofundar o tema “Cristo vive! Somos suas testemunhas” e o lema “Eu vi o Senhor” proposto para esse ano. Vejamos o que cada elemento da arte do cartaz procura evidenciar:
Cristo ressuscitado: busca evidenciar a Boa notícia, o autor da nossa vida, do chamado vocacional e da missão.
Coração e mãos chagadas: representam o amor, a doação e os desafios na promoção e no cuidado para com a vida, dom vocacional.
Cruz: a vitória da vida sobre a morte, árvore da vida e esperança.
Mulher: o primeiro anúncio e testemunho vocacional.
Luz e Caminho: a fé ilumina todo o nosso itinerário e a nossa missão vocacional.
Que a celebração de mais um mês vocacional contribua para o fortalecimento de uma cultura vocacional em toda Igreja.
Fontes: CICAF