ASSEMBLEIA DA CIFA

79

De 27 a 29 de outubro em Porto Alegre/RS, realizou-se a Encontro anual da Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida. O encontro foi realizado no formato híbrido de forma presencial a Irmãs e Leigos (as) no Rio Grande do Sul e no formato online as Irmãs das regiões do Centro-Oeste, Norte e missão em Crateús/CE, e as irmãs em missão na Bolívia e Guiné Bissau/África Ocidental.

Dia 27 celebramos o nascimento de Morena de Azevedo e Souza – Madre Clara, nossa fundadora. À luz da memória do nascimento de Madre Clara, iniciamos nosso encontro com o Espaço Arte e Cultura – EAC, apresentado pelas formandas e irmãs da CIFA. Este ano o Espaço Arte e Cultura apresentou a 4º década da Congregação (1959-1968), no caminho em preparação ao centenário e 20 anos do EAC. Momento significativo marcado pela memória de tempos difíceis, mas de muita esperança e fé.

O dia 28 foi marcado pela assessoria do Frei Sérgio Görgen,OFM, que fez conosco uma análise de conjuntura da realidade do Brasil e do mundo, destacando alguns pontos importantes como: a crise civilizatória, protagonismo feminino na sociedade, as transformações profundas no mundo do trabalho, o aprofundamento da distância entre ricos e pobres, domínio da China no mundo, entre outros. Frei Sérgio destacava o quanto é importante estarmos atentas para a realidade, pois vivemos uma mudança de época, que acarreta muitas transformações no mundo e que pedem de nós um testemunho autêntico e comprometido com o Evangelho. Durante a tarde, retomamos em grupo a reflexão de Frei Sérgio iluminada com os Princípios Pedagógico do Documento da Missão, destacando os avanços, desafios para a nossa ação evangelizadora.

No sábado dedicamos o dia para partilha, discernimentos e comunicações, no olhar atento desse novo momento que vivenciamos. Finalizamos nosso Encontro com a Missa Missionária, agradecendo por toda a vida e missão da Congregação.


Colaboração: Ir. Josane Garcia, cifa

Fonte: cifa.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui