Boletim Informativo – Continuação do XIV Capítulo Provincial

899

Os franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais estão reunidos no Convento da Pompeia, em Belo Horizonte, para a realização do XIV Capítulo Provincial. As atividades seguem até o dia 26 de julho. O tema do Capítulo Provincial desse ano é “Vida fraterna: fermento de comunhão” (CC88,4).

O propósito de um capítulo é que os frades elejam novos líderes e reflitam sobre a integridade de sua vida de oração, fraternidade, pobreza e serviço aos pobres. O Capítulo provincial é a primeira autoridade da Província, pois nele está representado todos os frades. O atual Ministro Provincial dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais é o frei Sebastião Lázaro de Oliveira, eleito pela primeira vez em 2013 e reeleito em 2016. Frei Sebastião encerra suas atividades a frente do Governo da Província no próximo dia 25 de julho quando os frades mineiros irão eleger seus novos líderes.

São eleitos nesse capítulo um frade para a função de Ministro Provincial e mais quatro irmãos para a composição do conselho. Os frades eleitos exercem seus ofícios por 3 anos.

Segundo dia do Capítulo – 23/07

No segundo dia do Capítulo Provincial os frades fizeram uma peregrinação até a Serra da Piedade, localizada na cidade de Caeté-MG. Durante a manhã realizaram um retiro espiritual sob a orientação do Padre Marcelo Carlos da Silva, Superior Provincial dos Sacramentinos. A reflexão perpassou pelo tema do capítulo que é a “VIDA FRATERNA: FERMENTO DE COMUNHÃO”.

A Serra da Piedade é para a Província de Minas Gerais um local de intensa espiritualidade e afeto, pois a Padroeira de nossa Província é Nossa Senhora da Piedade e sob sua intercessão vivenciamos todo o momento de oração e reflexão que foi proposto aos frades.
No período vespertino os frades se reuniram na Basílica da Piedade, no alto da Serra, para a celebração eucarística. Foi um momento oportuno para, mais uma vez, elevarmos nossas preces e confiarmos o capítulo à intercessão da Senhora da Piedade.
O segundo dia foi marcado por uma intensa vivência mística das características mais íntimas de nossa vida de oração e contemplação. Um dia de profunda oração afetiva.

Terceiro dia do Capítulo – 24/07

As atividades de hoje tiveram início com a celebração Eucarística presidida pelo Ministro Geral. No decorrer da celebração dois irmãos receberam os ministérios do Leitorato e do Acolitato. As reflexões de hoje perpassaram pela nossa vida de apostolicidade, missão, pobreza e economia. O Ministro Provincial cessante, frei Sebastião Lázaro, fez a apresentação do relatório do último triênio, apresentando as perspectivas e desafios do último governo. Os secretariados da província também tiveram a oportunidade apresentar os trabalhos que foram realizados no decorrer desse últimos 3 anos. Já fazem alguns anos que a Ordem tem motivado os frades a exercerem, ainda mais, o espírito de colaboração e missão entre as diversas províncias do nosso país; essa proposta foi enfatizada no dia de hoje pelo Ministro Geral. O espírito de comunhão fraterna com os irmãos de outras províncias deve ser para nós um fermento de trabalho comum desenvolvido a partir do diálogo e da partilha. Para o Ministro Geral “a experiência interprovincial não empobrece nenhuma província” pelo contrário, tal projeto pode ser verdadeiramente enriquecedor quando se é contemplado as realidades culturais dos irmãos e quando a formação é construída por todos os envolvidos. Somos convidados a vivenciar sempre mais a vida de irmandade que dê conta de acolher a singularidade dos irmãos, promovendo o respeito a paz e o bem! O dia foi encerrado com a adoração Eucarística, que é um dos pilares da vida de frade menor.

Fonte: Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais – Província Nossa Senhora da Piedade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui