Campanha da Fraternidade 2020 – “Fraternidade e vida: dom e compromisso”

10184

Em 2020, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizará a Campanha da Fraternidade com o tema – “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Como inspiração
bíblica teremos a figura do bom samaritano que se faz próximo daquele que, maltratado, foi deixado quase morto à beira do caminho. O bom samaritano “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. (Lc 10,33-34)

Com o intuito de educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho, a Campanha da Fraternidade sempre tem como objetivo
despertar a solidariedade nos fiéis e na sociedade em relação a um problema concreto que
envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho.
Todos os anos durante a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, as dioceses do
Brasil mobilizam suas comunidades a fim de promover uma grande sensibilização no horizonte do tema e do lema da campanha, de tal modo que seja capaz de iniciar processos de superação da realidade em questão.

Diante do cenário atual, em que constatamos uma crescente banalização do mal, a
indiferença em relação à vida e perda do verdadeiro sentido da vida em todas as suas formas e expressões, a CF 2020 tem como objetivo geral: “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduzem em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum ”.

Neste horizonte, a CF 2020 deseja apresentar o sentido da vida proposto por Jesus nos
Evangelhos; recordar a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas; promover e defender a vida desde a fecundação até seu fim natural; despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova; preparar os cristãos e as comunidades para anunciarem, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus; criar espaços nas comunidades para que todos se sintam parte da vida recebida no batismo e o dom do Espírito Santo, na Crisma; despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes ao engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança; valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida; conscientizar para a vivência de uma ecologia integral que desperte o compromisso de cuidado para com o planeta terra, nossa casa comum; fortalecer a cultura da fraternidade e a revolução do cuidado como caminho de superação da indiferença e da violência.

O material de referência para sensibilização da Campanha é o texto base. A partir dele,
são produzidos vários subsídios para diversos setores como escolas, universidades, juventude, catequese, famílias e comunidades.

Do dia 1º ao dia 3 de outubro de 2019 acontecerá, em Brasília-DF, no Centro Cultural
Missionário (CCM), o Seminário Nacional de Formação sobre a CF 2020 que tem como
objetivos: avaliação da CF 2019 e estudo do texto base da CF 2020; sensibilização sobre a
Coleta da Solidariedade e FNS; aprofundar as discussões sobre a temática e ações pastorais em torno da CF 2020. Participam do seminário representantes dos 18 regionais da CNBB e a equipe nacional da CF, composta por membros das cinco regiões do país.
Após o seminário, cada um dos 18 regionais da CNBB organizam uma capacitação com
representantes de suas respectivas dioceses. Estas, por sua vez, realizam momentos formativos com as lideranças das paróquias e organismos diocesanos.

O grande gesto concreto da Campanha da Fraternidade é a Coleta da Solidariedade
realizada no domingo de Ramos. Os recursos arrecadados neste dia integram o Fundo Nacional de Solidariedade (FDS). Do total, 60% do total da coleta permanece na diocese de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade. Os recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o FNS que são revertidos para o apoio e fortalecimento de projetos sociais que desenvolvem ações relacionadas ao tema central da campanha.

A identidade visual e o hino da campanha estão sendo elaborados. A previsão é que para
o mês de setembro de 2019 tudo esteja finalizado. Toda articulação deste processo está sob a responsabilidade do Secretariado Executivo para campanhas da CNBB. Em caso de dúvidas entre em contato com este setor.

Pe. Patriky Samuel Batista
Secretário executivo de Campanhas

Fonte: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui