Capela São Francisco inaugura memorial dos 100 anos dos Capuchinhos em Irati

553
Capela São Francisco inaugura memorial dos 100 anos dos Capuchinhos em Irati

A capela São Francisco de Assis inaugurou, no último dia 10, o memorial dos 100 anos da presença dos freis Capuchinhos em Irati.

“Em 1921, os freis Capuchinhos vinham a cavalo para celebrar as missas e atender as pessoas de Irati, pertencíamos à paróquia Santo Antônio, que era atendida pelos freis de Curitiba. Depois vieram em 1948 novamente. Veio o frei Nereu, que é o idealizador da festa de São Cristóvão da paróquia Nossa Senhora da Luz, e eles continuam assistindo a Ordem Franciscana Secular de Irati até hoje”, conta Vanderlei Kawa.

Além da inauguração do memorial, uma extensa programação ocorreu entre os dias 04 e 10, incluindo missas, distribuição de escapulários, comercialização de alimentos e a tradicional bênção dos animais. Todas as atividades foram em louvor a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, da natureza, dos freis capuchinhos e dos franciscanos.

No dia 10, ocorreu uma missa de ação de graças, celebrada pelo pároco Jorge Casimirski. Na ocasião foram comemorados os 40 anos da Capela São Francisco; os 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz; os 37 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS) e os 25 anos do Teatro da Paixão de Cristo.

Após a missa houve a entronização de uma imagem de Nossa Senhora da Luz junto ao memorial, em homenagem à paróquia Nossa Senhora da Luz e aos 117 anos da igreja católica em Irati. O encerramento das festividades se deu com a benção dos animais e almoço para levar para casa.

Estiveram presentes os freis Pedro Cesário Palma, Moacir Nazatto, Antôninho Ferreira e Daniel Heinss e o vigário Alexandre Spena. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi participou por meio de vídeo e o papa Francisco enviou uma bênção por escrito. Representantes do poder público também participaram, o prefeito de Irati Jorge Derbli, o presidente da Câmara de Vereadores Helio de Mello e vereador Ronaldão.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação/Capela São Francisco de Assis

Fonte: Jornal Hoje Centro Sul

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui