Carta OFS/JUFRA sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2020

1046

Carta – CF2020

Formação – CF2020

Ordem Franciscana Secular do Brasil Conselho Nacional da OFS triênio 2018-2021

Nesta Quarta-feira de Cinzas iniciamos um período forte de conversão e penitência para toda a Igreja e, consequentemente, a Ordem Franciscana Secular e a Juventude Franciscana. Iniciamos hoje o tempo da Quaresma e com ele as reflexões sobre oração, jejum e esmola que norteiam este itinerário de renovação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo em nossa própria vida.

A Igreja no Brasil, buscando contribuir com nossas reflexões quaresmais, realiza há mais de 50 anos a Campanha da Fraternidade e nos incentiva a elevar nossos pensamentos a uma prática transformadora das duras realidades vividas por nosso povo, nos educando para uma vida em fraternidade baseada na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho, além de renovar em todo corpo místico de Cristo a consciência de responsabilidade na promoção humana.

Neste ano a Campanha da Fraternidade tem como tema “FRATERNIDADE E VIDA: DOM E COMPROMISSO” e como lema “VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE”, que faz referência à parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37) e busca acordar algo que ultimamente anda adormecido em nossos corações e mentes – a importância da vida humana e o amor ao próximo.

A atitude do Samaritano deixa claro que o próximo não é aquele com quem que temos afinidade, mas todo aquele de quem nos aproximamos e, vendo suas dores, nos compadecemos e buscamos ajudá-lo em suas angústias e a cuidar de suas feridas, mas principalmente nos comprometemos a promover sua vida como filho e filha do Altíssimo e Bom Senhor. Precisamos contrapor a indiferença dos nossos dias diante da dor e do sofrimento à nossa atitude cristã e franciscana, pois o valor dado à vida humana chegou a um ponto que esbarra em uma série de angustiantes indagações:

O que aconteceu conosco? Por que vemos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição? Perdemos, de fato, o valor da fraternidade?

Perguntas que precisam ser refletidas e respondidas urgentemente, pois hoje o discurso de ódio tornou-se prática comum até mesmo em ambientes religiosos e a indiferença com os que vivem à margem de toda oportunidade e tem sua vida violentada foi normatizada.

Precisamos criar, incentivar e fortalecer espaços e relações com nossa presença fraterna e amorosa. Nós, franciscanos e franciscanas, a exemplo de Francisco de Assis, Santa Clara e de Santa Dulce dos Pobres, precisamos gritar ao mundo que o Amor não é amado, que a felicidade assim não se pode encontrar. É preciso voltar a Jesus, o Amor que queremos amar.

Como franciscano e franciscana, faça seu itinerário penitencial nesta quaresma fomentado pela Campanha da Fraternidade 2020, reflita sobre como anda seu COMPROMISSO com o DOM da VIDA em todas as suas etapas, VEJA, se COMPADEÇA e procure aproximação com quem precisa do seu CUIDADO.

 

Maria José Coelho – Ministra Nacional

Helio Gouvêa – Coordenador de JPIC

José Douglas Soares C. de Souza Magno R. Gonçalves Almeida

Secretário Fraterno Nacional – JUFRA Secretário Nacional de JPIC – JUFRA

 

Fonte: Ordem Franciscana Secular do Brasil – OFS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui