Uruguai: a Igreja se alegra pela canonização de sua primeira santa

789

“A primeira santa uruguaia!”. Esta foi uma das exclamações mais comuns nas redes sociais de sábado, 22 de fevereiro, quando foi recebida a notícia de que o Papa Francisco tinha aprovado o decreto de canonização de Madre Francisca Rubatto. A religiosa, nascida na Itália em 1844, viveu e desenvolveu a sua missão neste país sul-americano, onde faleceu em 1904.

Nas palavras do cardeal Daniel Sturla, arcebispo de Montevidéu, estes acontecimentos são uma imensa alegria para a Igreja local e recordou do trabalho da Madre Rubatto, que “evangelizou toda a zona oeste da capital, que trabalhou pela dignidade da mulher, fundando escolas e ateliês profissionalizantes para as jovens sobretudo nos bairros pobres”. O prelado manifestou que espera que este dom seja estendido também aos outros compatriotas que estão a caminho dos altares, entre eles, o Venerável Jacinto Vera e o Servo de Deus Padre Cacho. Além disso, destacou a importância deste acontecimento no ano que o Uruguai realiza o seu 5º Congresso Eucarístico Nacional.

A recordação de uma de suas discípulas

Irmã Nora Azanza é uma religiosa da Congregação das Irmãs Terciárias Capuchinhas de Loano fundada pela Madre Rubatto. Por isso conhece bem o espírito de entrega generosa da futura santa. “Madre Francisca destaca-se principalmente por ter servido a Deus, ter vivido o Evangelho de uma forma simples, no dia a dia, no trabalho e em seus deveres diários”.

Trabalho e evangelização

Quando Madre Francisca chegou ao Uruguai viu que “tinha muito para ser feito. Não se deteve em teorias nem planos estratégicos, logo começou a trabalhar. Escolheu um lugar especial para se dedicar, que na época era uma região abandonada: La Teja, Belvedere, Paso de la Arena, Barra de Santa Lucía”, recorda Irmã Nora detalhando que a religiosa se misturava com o povo, ajudando os trabalhadores, que iam aos mataduros nas manhãs de domingo. Junto com eles, ela foi capaz de ver as necessidades de roupa, comida, de ensinar o catecismo e com uma profunda visão, decidiu instalar no local, o bairro de Belvedere, um grupo de suas irmãs. Atualmente ali se encontra o santuário onde descansam os seus restos mortais. Neste local fez um trabalho de promoção e evangelização: fez com que as jovens tivessem uma profissão para se sustentar na vida, para que fossem independentes financeiramente. Ensinava-lhes costura, tecelagem, bordados, e aos mesmo tempo recebiam um sólido ensinamento religioso” conta a irmã Azanza. Esses ateliês fundados pela Madre Rubatto hoje são importantes instituições como o Colégio San José de la Providencia de Montevidéu ou o Colégio São Francisco de Assis de Rosário e Buenos Aires, na Argentina.

Olhar, viver e transformar

“É uma santa simples que todos podemos imitar. Além de a santidade ser um chamado universal, todos podemos ser santos, porque se tornou santa assim, com o trabalho diário, alimentando-se dos sacramentos, com a oração, sem fazer coisas extraordinárias”, repete.

Irmã Nora Azanza propõe três verbos para entender a significativa importância de Madre Rubatto: olhar, viver e transformar. Convida a pensar o que vemos quando analisamos a realidade, como a vivemos e o que podemos fazer para transformá-la, a partir de nossas casas.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui