Celam apela à conversão pessoal e social sobre a questão ecológica

107

O Conselho Episcopal Latino-Americano, no Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, encoraja a comunidade eclesial do continente a unir-se ao trabalho pelo bem da criação com compromisso e gestos concretos. Duas recomendações: a oração como elemento fundamental para o cuidado da casa comum e a releitura da Carta Encíclica Laudato Si do Papa Francisco.

Compromisso com a casa comum

O presidente do Conselho Episcopal Latino-americano, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, na sua mensagem afirmou: “Unidos às intenções do Papa Francisco, desde o Conselho Episcopal Latino-americano ratificamos o nosso compromisso com o cuidado da criação através da oração, bem como com a animação de tantas iniciativas já existentes no nosso Continente para promover o cuidado da casa comum “. O Prelado peruano recorda que o Santo Padre enfatizou que este dia anual oferece a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade para renovar seu compromisso pessoal com sua vocação de guardiães da Criação, elevando a Deus uma ação de graças pelo maravilhoso trabalho que Ele confiou aos nossos cuidados.

Laudato Si’

A encíclica Laudato Si’, que este ano comemora seu quinto aniversário, é para o presidente do CELAM uma fonte de inspiração para “refletir sobre nossa obrigação moral de colaborar na busca de uma maior consciência de nossa responsabilidade em relação à Criação”. Daí seu convite para reler esta encíclica a fim de encontrar nela “a força e a esperança de seguir em frente”. Por fim, Dom Cabrejos reconhece que todos estamos conscientes de que a crise ambiental é uma consequência da maneira de agir do homem diante da Criação, por isso nos exorta a rezar para “desafiar e encorajar” a nós mesmos com a força espiritual do Senhor, para que isso torne possível a conversão de cada pessoa e da sociedade diante da questão ecológica.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui