Centenário Franciscano: promover eventos e encontros para valorizar o nosso carisma

431

Publicamos a carta do Comitê da Família Franciscana sobre as celebrações do Centenário Franciscano:

Queridos irmãos e irmãs da Família Franciscana
O Senhor vos dê a paz!

No início do próximo ano entraremos nas comemorações do Centenário Franciscano, que acontecerá a partir de 2023, lembrando a aprovação da Regra Bulada e o Natal em Greccio, passando por 2024 (Estigmas), 2025 (Cântico ao Irmão Sol) e culminando em 2026 com o centenário do seu “Trânsito” da terra ao céu.

No início do Centenário, a Família Franciscana terá um site que apresentará as novidades e a crônica dos acontecimentos do Centenário, ao mesmo tempo com estudos de aprofundamento e subsídios úteis em diversos idiomas: é belo e significativo que, além dos sites já existentes de nossas diferentes realidades, seja lançado nesta ocasião um site comum para a Família Franciscana. No início do novo ano, você pode encontrá-lo no seguinte endereço: www.centenarifrancescani.org

No início de cada ano, de 2022 a 2026, será marcada por uma celebração comum dos seis Ministros Gerais da Família Franciscana: no início do próximo ano, será realizada em Greccio, no dia 7 de janeiro, às 11 horas. Convidamos você a acompanhar esta celebração, que será transmitida ao vivo no novo site e também estará disponível em vídeo.

“A celebração dos centenários é, sem dúvida, uma boa oportunidade para tornar visível a Família Franciscana em sua totalidade. Seria muito conveniente que todas as atividades e iniciativas em nível nacional e/ou regional fossem coordenadas por uma comissão que representasse toda a Família Franciscana. Ad intra e Ad extra: os centenários não visam apenas impactar positivamente a Família franciscana como um todo. É preciso investir na imaginação e na criatividade para que tenham impacto também em ambientes sociais e culturais não eclesiais”. (Orientações para o centenário, p. 2).

Portanto, convidamos você a encontrar, entre as diferentes realidades franciscanas de seu país, região ou cidade, um tempo (uma semana, ou alguns dias, ou um dia especial) para organizar uma celebração/atividade/iniciativa da qual podem participar os diversos membros da Família franciscana. Assim poderemos conhecer e valorizar nosso carisma franciscano comum e, ao mesmo tempo, propor um magnífico sinal profético à Igreja e à sociedade civil em nossos diversos países.

O centenário franciscano está prestes a começar: que seja para todos nós uma oportunidade de redescobrir a alegria de viver o carisma que o “nosso” irmão São Francisco nos deixou!

Fraternalmente,

Comissão da Família Franciscana para o Centenário Franciscano


Fonte: franciscanos.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui