Materiais para a Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral

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Integrantes: Frei Gilberto Teixeira e convidados.

  1. Guia da CF 2025 para as escolas católicas com sugestões pastorais e pedagógicas – por área de conhecimento 
  2. Slide de formação – resumo do Texto-Base da CF 2025
  3. Slide de formação – relevância pedagógica da CF 2025 
  4. Slide de formação – explicação do cartaz da CF 2025
  5. Slide pronto – oração da CF 2025
  6. Template de slides com o tema da CF para preparar aulas, formações, encontros e orações
  7. Coletânea “Programa Casa Mãe” da ANEC – implementa ações de sustentabilidade nas escolas

A CF 2025 e a educação católica

A educação católica desempenha um papel essencial na promoção dos valores da Campanha da Fraternidade. Escolas e universidades católicas são chamadas a serem espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a criação. De acordo com dados levantados pela ANEC, 99% das escolas católicas utilizam a CF como recurso pedagógico-pastoral. Nesse sentido, a CF 2025 propõe que educadores e gestores promovam iniciativas pedagógicas inspiradas na Ecologia Integral, fomentando o compromisso com a justiça socioambiental e a dignidade da vida humana.

Objetivo Geral da CF 2025

Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

Objetivos Específicos

  1. Reconhecer as ações da Encíclica Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia.
  2. Denunciar os impactos negativos do estilo de vida atual no planeta.
  3. Identificar as causas da crise climática e as “falsas soluções”.
  4. Valorizar o “Evangelho da Criação” e a Aliança universal.
  5. Assumir o compromisso com a conversão integral.
  6. Viver as propostas do Ano Jubilar em novas relações.
  7. Promover a Ecologia Integral como eixo transversal cristão.
  8. Apoiar pastorais e movimentos socioambientais em articulação.
  9. Estimular mudanças no modelo econômico destrutivo.
  10. Defender vítimas de desastres naturais e crimes ambientais.
  11. Celebrar 10 anos da Laudato Si’ com avanços nas temáticas abordadas.

CF 2025 e a BNCC

A Campanha da Fraternidade se alinha aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na formação integral dos estudantes. Valores como sustentabilidade, ética, responsabilidade social e cidadania global estão diretamente conectados à Ecologia Integral proposta pela CF 2025, promovendo a construção de competências para a convivência e o cuidado com o próximo e com a natureza.

  1. Conhecimento: A reflexão sobre a Ecologia Integral incentiva a compreensão da interconexão entre o mundo físico, social e cultural, estimulando os estudantes a colaborar para a construção de uma sociedade sustentável e inclusiva.
  2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo: A CF 2025 fomenta a investigação e a criatividade para resolver problemas socioambientais, incentivando a análise crítica das causas da crise ecológica e a criação de soluções práticas, inovadoras e éticas.
  3. Repertório Cultural e Comunicação: Por meio de práticas pedagógicas e pastorais, a CF valoriza as manifestações culturais e artísticas relacionadas ao cuidado com a criação, ao mesmo tempo em que promove o uso de linguagens diversas para expressar ideias e sensibilizar a sociedade.
  4. Cultura Digital e Argumentação: A campanha promove o uso ético e crítico das tecnologias digitais para disseminar informações, criar campanhas de conscientização e argumentar em defesa do consumo responsável e da preservação ambiental.
  5. Empatia, Cooperação e Cidadania: As ações propostas pela CF estimulam a cooperação, o diálogo e a empatia, preparando os estudantes para agir com responsabilidade e ética em relação ao próximo, às futuras gerações e ao planeta.

CF 2025 e as áreas de conhecimento

1. Linguagens e suas Tecnologias

Estimula o uso de diversas linguagens para conscientizar sobre a Ecologia Integral e expressar o cuidado com a Casa Comum.

  • Ações pedagógicas:
    • Produção textual (poemas, crônicas, artigos) sobre a crise socioambiental e soluções sustentáveis.
    • Atividades artísticas (teatro, música, pintura) que representem o cuidado com a criação. O trabalho com colagem é um excelente recurso.
    • Uso de mídias digitais para criar campanhas de conscientização sobre sustentabilidade.
    • O trabalho de leitura e interpretação de textos pode ser muito útil, especialmente com textos da própria Laudato Si’, do Texto-base e de outras literaturas paradidáticas que provoquem a reflexão.
2. Matemática e suas Tecnologias

Permite a análise de dados ambientais e a proposição de soluções práticas.

  • Ações pedagógicas:
    • Estudos estatísticos sobre desmatamento, emissão de gases e consumo de recursos.
    • Planejamento de projetos sustentáveis, como hortas ou sistemas de energia renovável.
    • Atividades sobre cálculos de pegada ecológica e consumo consciente.
3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Aborda a relação entre ciência, meio ambiente e sociedade, promovendo soluções para a crise ecológica.

  • Ações pedagógicas:
    • Projetos sobre a conservação da biodiversidade e o impacto das ações humanas no ambiente.
    • Experimentos sobre sustentabilidade, como compostagem e reaproveitamento de água.
    • Estudos sobre mudanças climáticas e análise crítica de “falsas soluções”.
    • Combate ao negacionismo científico pela apresentação de argumentos, teorias e pesquisas científicas.
4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Reflete sobre as causas sociais e históricas da crise ambiental e propõe práticas baseadas na justiça socioambiental.

  • Ações pedagógicas:
    • Discussões sobre o impacto do modelo econômico atual e a desigualdade ambiental.
    • Entendimento do conceito de ecologia integral e sua relação com elementos históricos e geográficos.
    • Valorização dos saberes indígenas e tradicionais no cuidado com a natureza: exploração de filósofos do sul global, indígenas e orientais.
    • Atividades que envolvam a COP-30 – saber o que é, simulação da COP na escola etc.
5. Ensino Religioso

Entendimento de como a cultura religiosa do povo brasileiro se relaciona com o meio ambiente em suas contribuições teológicas, sociais e políticas.

  • Ações pedagógicas:
    • Pesquisa sobre como as religiões lidam com o meio ambiente no âmbito dos textos sagrados, práticas e costumes.
    • Conhecer e debater as iniciativas das religiões no combate à emergência climática.
Trabalhando a CF 2025 na Pastoral Escolar

A pastoral escolar desempenha um papel privilegiado nas escolas católicas para abordar e aprofundar os temas propostos pela Campanha da Fraternidade 2025. A partir da temática “Fraternidade e Ecologia Integral”, ela pode atuar como um espaço de formação espiritual, conversão ecológica e compromisso social, integrando fé, educação e responsabilidade socioambiental.

Eixo Espiritualidade Ecológica: a dimensão espiritual da Ecologia Integral oferece uma oportunidade única de reler os textos bíblicos sob uma perspectiva ecológica, conforme inspira o texto-base da campanha. Essa releitura ajuda a conectar a espiritualidade cristã com o cuidado com a criação, um aspecto muitas vezes negligenciado, mas fundamental para a fé cristã.

Além disso, o magistério da Igreja, especialmente documentos como a Encíclica Laudato Si’, a Laudate Deum e as discussões do Sínodo para a Amazônia, podem ser aprofundados em momentos formativos com educadores, estudantes e famílias. Esses textos iluminam a relação entre a fé cristã e a responsabilidade com a Casa Comum, promovendo uma espiritualidade que transcende práticas individuais e se conecta com a justiça ecológica. Muitas pessoas não sabem o que são esses documentos – este é o momento de dar visibilidade!

Um recurso particularmente rico é o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, que pode ser trabalhado de maneira criativa e inspiradora:

  • Celebrações litúrgicas: O cântico pode ser cantado ou meditado em celebrações e momentos de oração desde o início do ano letivo.
  • Formação de educadores e famílias: Pode ser tema de espiritualidade em encontros com professores e pais, despertando uma conexão mais profunda entre fé e natureza.
  • Atividades culturais: Representações teatrais ou artísticas baseadas no Cântico podem envolver os estudantes e a comunidade escolar, promovendo a integração entre espiritualidade, arte e cultura.

Eixo Conversão Ecológica: a conversão ecológica começa pela formação de consciência sobre o impacto de nossas ações no mundo. Isso inclui uma reflexão sobre a pegada ecológica que deixamos, convidando estudantes, professores e famílias a reconhecerem suas responsabilidades individuais e coletivas no cuidado com o planeta. Para fomentar essa conversão, algumas práticas podem ser implementadas:

  • Exame de consciência ecológica: realizar celebrações penitenciais que incluam reflexões específicas sobre atitudes de consumo, desperdício e desrespeito à criação. Essa prática pode ser integrada à espiritualidade quaresmal.
  • Atividades de conexão com a natureza: organizar retiros, caminhadas ecológicas e visitas a ONGs ou projetos que atuam na conservação ambiental. Essas experiências podem despertar nos participantes uma maior sensibilidade ecológica e um desejo de agir concretamente.
  • Projetos coletivos: implementar ações práticas na escola, como programas de reciclagem, compostagem, plantio de árvores e reflorestamento. Esses projetos, além de conscientizar, ajudam a criar uma cultura de sustentabilidade na comunidade escolar.

Eixo Compromisso Social: no âmbito do compromisso social, a pastoral escolar pode engajar os estudantes em iniciativas que promovam a justiça climática e social. Isso exige um equilíbrio entre ação concreta e formação crítica, garantindo que os projetos tenham uma base pedagógica sólida. Sugestões incluem:

  • Engajamento em movimentos e Projetos Sociais: incentivar os estudantes a conhecer e participar de ações de voluntariado relacionadas à justiça climática, como apoio a comunidades afetadas por desastres ambientais ou iniciativas que promovam a agricultura familiar sustentável.
  • Projetos de pesquisa e análise crítica: trabalhar com temas como mineração, grilagem de terras, impacto do agronegócio e alternativas sustentáveis como a agricultura familiar. Estimular a análise de propostas legislativas e políticas públicas também é uma forma de evangelização, pois promove a conscientização política e social alinhada aos valores cristãos.
  • Parcerias com organizações locais: desenvolver ações em conjunto com pastorais sociais, ONGs ou movimentos ambientais que já atuam em defesa do meio ambiente e das populações vulneráveis.

Todas essas ações devem estar integradas ao projeto pedagógico da escola, valorizando o conhecimento científico e prático como ponto de partida. Dessa forma, a pastoral escolar pode transformar a temática da CF 2025 em um eixo transversal do ano letivo, promovendo não apenas a formação espiritual, mas também uma cidadania consciente e comprometida com a Ecologia Integral. Essas iniciativas, vividas ao longo do ano pastoral, criam um movimento contínuo de formação, reflexão e ação, preparando os estudantes para serem protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e em comunhão com a criação.

Ações da gestão educacional para a CF 2025
  1. Incorporar os princípios da CF 2025 nos planos pedagógicos das instituições.
  2. Promover formações para educadores sobre Ecologia Integral e sustentabilidade.
  3. Apoiar projetos que fortaleçam a conexão entre a fé e o cuidado com o meio ambiente.
  4. Estimular parcerias com organizações sociais e ambientais para ações conjuntas.
  5. Garantir que a infraestrutura escolar seja sustentável, com práticas como economia de recursos e redução de resíduos. Para isso pode ser muito útil o Programa Casa Mae desenvolvido pela ANEC. Veja aqui.

Fonte: ANEC

Apresentação da Campanha da Fraternidade 2025

Em 2025, o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade 2025 é: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Campanha busca promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

Objetivos Específicos

1) Reconhecer o caminho percorrido e as ações já iniciadas com a Encíclica Laudato Si’ (LS) e o Sínodo da Amazônia, em vista do seu fortalecimento e continuidade;

2) Denunciar os males que o modo de vida atual impõe ao planeta e que tem gerado uma “complexa crise socioambiental” (LS 135), dado que em nossa Casa Comum “tudo está interligado” (LS 16);

3) Apontar as causas da grave crise climática global, a urgência de alteração profunda nos nossos modos de vida e as “falsas soluções” (LS 54) fomentadas em nome da transição energética;

4) Aprofundar o conhecimento do “Evangelho da Criação” (LS, Cap. II), valorizando a dimensão trinitária da fé cristã e recuperando o horizonte bíblico da aliança universal que envolve todas as criaturas (Gn 8-9);

5) Explicitar a Doutrina Social da Igreja e assumir o compromisso com a conversão integral, para a superação do pecado, em todas as suas manifestações;

6) Vivenciar as propostas do Ano Jubilar em vista de novas relações do ser humano com Deus e suas criaturas, consigo mesmo e com o próximo;

7) Propor a Ecologia Integral como perspectiva de conversão e elemento transversal às dimensões litúrgica, catequética e sociotransformadora do compromisso cristão;

8) Incentivar as pastorais e os movimentos socioambientais, em articulação com outras Igrejas e Religiões, sociedade civil, povos originários e comunidades tradicionais, em vista da justiça socioambiental e da atuação socioeducativa;

9) Promover e apoiar ações efetivas que visem à mudança do modelo econômico que ameaça a vida em nossa Casa Comum;

10) Apoiar os atingidos por catástrofes naturais e as vítimas dos crimes ambientais em sua busca por reparação e justiça;

11) Celebrar os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, acolhendo a Laudate Deum e avançando com as temáticas socioambientais que já foram abordadas nas Campanhas da Fraternidade.

Os elementos da identidade visual

A identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da Assessoria de Comunicação da CNBB. Nela estão representados os seguintes elementos:

São Francisco de Assis
Em destaque no cartaz, São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.

A cruz

No centro, a Cruz é um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana. No cartaz, ela recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. No início, Francisco entendeu que era a pequena Igreja de São Damião. Mais tarde, compreendeu que se tratava de algo bem maior, a Igreja mesma de Deus. A Quaresma é este tempo de reconstrução de cada cristão, cada comunidade, a sociedade e toda a Criação, porque somos chamados à conversão.

A natureza
A araucária, o ipê amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça pintada e as araras canindés, representam a fauna e a flora brasileiras em toda a sua exuberância, que ao invés de serem exploradas de forma predatória, precisam ser cuidadas e integradas pelo ser humano, chamado por Deus a ser o guarda e o cuidador de toda a Criação.

As cidades
Os prédios e as favelas refletem o Brasil a cada dia mais urbano, onde se aglomeram verdadeiras multidões num estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida. Cada um de nós, seres humanos, o campo, a cidade, os animais, a vegetação e as águas fomos criados para ser, com a nossa vida, um verdadeiro “louvor das criaturas” ao bom Deus.

A colagem
O uso do estilo de colagem é uma escolha artística e simbólica. A técnica possibilita a união de elementos diferentes em uma única composição, refletindo a diversidade e a interligação entre tudo o que existe, entre toda a Criação. A escolha do estilo também faz referência à Ecologia Integral, onde todos os aspectos da vida – espiritual, social, ambiental e cultural – são considerados e valorizados. Cada pedaço na colagem, apesar de único, contribui para a totalidade da imagem, assim como cada pessoa e cada parte do meio ambiente tem um papel crucial na criação de um mundo sustentável e harmonioso.

Fonte: Campanhas CNBB

Letra

1. O Cristo-Deus se fez humano nesta terra,
e às criaturas deu valor e atenção.
A vida plena, que no mundo já se espera,
ganha sentido com a nossa redenção.

REFRÃO: Ao entregar o Paraíso ao ser humano,
Deus contemplou sua beleza e seus dons.
Louvado seja nosso Pai, o Criador:
“Deus viu que tudo, tudo era muito bom!”.

2. No Universo tudo está interligado;
nele vivemos e, com todos, “somos um”.
Nesta Quaresma, à conversão, somos chamados:
cuidemos todos desta Casa, que é Comum!

3. Há muito tempo, o louvor das criaturas
já se ouvia em um canto universal.
O seu autor, nova expressão ele inaugura:
“Fraternidade e Ecologia Integral”.

4. O ser humano transformou a realidade,
causou maus-tratos, destruindo a natureza.
Abandonou a Lei de Deus e sua verdade,
desrespeitando a criação e sua beleza.

5. De toda a Terra em nossas mãos, eis o cuidado:
nós somos todos responsáveis pela vida.
Enquanto aqui peregrinamos na esperança,
a criação em nova Páscoa é renascida

FICHA TÉCNICA
Realização: CNBB – Edições CNBB
Assessor da Música e coordenação: Pe. Jair Oliveira Costa
Secretário executivo das Campanhas da CNBB: Pe. Jean Poul Hansen
Letra: Ismael Oliveira do Nascimento
Composição: Miguel Philippi
Arranjo instrumental: Maestro Antônio Karam
Produção artística, direção musical, arranjo vocal e regência: Frei Telles Ramon, O. de M.
Coro: Bruna Trajano, Frei Telles Ramon, Nete Ferreira e Tony Silva.
Violão: Bruno Boss
Gravação, edição, mixagem e masterização por Bruno Boss, em estúdio FBA Music – Mauá/SP.

Fonte: Edições CNBB

A Oração é um resumo orante e suplicante a Deus daquilo que desejamos com a CF 2025. Junto ao cartaz é o subsídio mais popular, que alcança maior público durante a sua realização. São muitas as pessoas e comunidades que rezam a Oração da CF. “Desejamos que ela alcance também os céus e nos obtenha a graça do arrependimento e da conversão integral”, salienta o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB.

Confira:

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

 

Fonte: Campanhas CNBB

  1. Cartaz
  2. Hino Partitura
  3. Redes Sociais (Carrossel)
  4. Rádios
  5. Vídeos
  6. Plano de Comunicação

Para mais materiais, acesse: Fraternidade em AçãoCF 2025.

OUTROS MATERIAIS

Texto-Base da CF 2025
Resumo do Texto-Base

Via Sacra da Juventude Franciscana

 

Podemos divulgar o material de sua fraternidade, paróquia, diocese. Envie para comunicacao@cffb.org.br com anexo e informações.

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