CFFB no Fórum Alternativo Mundial da Água

664

Desde o dia 17 de março a Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), juntamente com a JUFRA, OFM, OFMCap, congregações religiosas (TOR) e OFS, se dedicam a questão da preservação da água e direitos no Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que acontecem até o dia 23 em Brasília-DF.

Com uma reflexão religiosa de fé, para colaborar nessa iniciativa da sociedade civil para se contrapor ao que pretende as corporações responsáveis pela privatização e transformação da água em mercadoria.

Resoluções das Nações Unidas reconhecem que a água é um direito fundamental. Não há vida sem água e ela é um bem comum que deve ser compartilhado entre toda a humanidade e os seres vivos. Segundo o Papa Francisco, “Enquanto a qualidade da água disponível piora constantemente, em alguns lugares cresce a tendência para se privatizar este recurso escasso, tornando-se uma mercadoria sujeita as leis do mercado. Na realidade, o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos.

Nesse contexto, os franciscanos assumem o nosso carisma na defesa da nossa casa comum, contra a mercantilização da água e a transformação desse direito em um recurso inalcançável para muitas populações, e fortificando nossas fraternidades e comunidades no cuidado e na defesa da água.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui