Chamadas a Buscar

565

“Celebrar o dom da nossa vocação e a presença de Deus que nos chama, nos ama e nos envia”.

Na manhã de domingo, dia 18 de abril de 2016, nós irmãs recebemos um chamado especial. Celebrar o dom da nossa vocação e a presença de Deus que nos chama, nos ama e nos envia. Também partilharmos as atividades do SAV – Serviço de Animação Vocacional ampliado da província Santa Clara de Assis. Estávamos presentes 14 irmãs de: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraguai e República Dominicana.

Irmã Cecilia Mensor, com muita alegria, acolheu a todas e motivou a participação de uma linda celebração vocacional, preparada por irmã Catarina com o tema: Chamadas a Buscar. Na celebração, fomos convidadas a partilhar a nossa experiência no tempo de acompanhamento vocacional e os sentimentos que perpassavam, em nosso coração, no processo de discernimento vocacional na congregação. Foi um momento forte de oração e algumas falas: “Partilho uma profunda gratidão a Deus que me chamou e aos meus pais que me acolheram e me apoiaram”. “Dou graças a Deus por ter conhecido as irmãs”. “No dia da minha consagração, meu pai disse que entregou sua filha a Deus. Ainda recordo neste dia, o canto: eu vou seguindo uma estrela…”. Muitos foram os sentimentos que marcaram as irmãs, dentre eles a alegria, a gratidão, o amor, a doação, a coragem, a ousadia, a esperança e a fidelidade, como também o medo e a insegurança.

Nesta celebração fomos iluminadas com alguns textos de nosso Itinerário de Formação: “A animação vocacional é um processo pessoal, comunitário e contínuo, que visa despertar, animar, acompanhar e encaminhar a jovem no seu discernimento e cultivo vocacional, a fim de que possa responder à sua vocação e assumir a missão, no seguimento de Jesus Cristo, a serviço do Reino” (Itinerário de Formação). Estes verbos foram fontes inspiradoras para compartilharmos a nossa prática de acompanhamento as jovens e as adolescentes nas diversas realidades em que cada uma estava inserida. Percebemos que com a pandemia fomos motivadas a reinventar e utilizar novos meios de comunicação como: WhatsApp-vídeo-chamadas, Instagram e encontros on-line. Mesmo com estes desafios, estamos empenhadas a animar e acompanhar um bom grupo de jovens que estão em busca do seu discernimento vocacional. A partilha trouxe experiências enriquecedoras.

Com sorriso no rosto e o coração agradecido, encerramos nosso encontro, na certeza de que somos chamadas a buscar novos caminhos no acompanhamento com as jovens e nos sentimos comprometidas, com alegria, a motivar em nossas irmandades este mesmo espírito de animadoras vocacionais.

Florianópolis, 24 de abril de 2021

Por: Irmãs Alice Antunes dos Santos e Catarina De Faveri.

Fonte: CICAF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui