Chopinzinhenses participam do 3º Encontro das Amigas Franciscanas de Siessen

551

O encontro aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de janeiro em Guaratinguetá – SP

3a7e33e0-aa0e-4e2d-b330-3002db94810e

Oito chopinzinhenses participaram nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2023 do 3º Encontro das Amigas Franciscanas de Siessen, na cidade paulista de Guaratinguetá, no Vale do Rio Paraíba.

Deu-se o nome de “Amigas” ao grupo de pessoas que foram consagradas à vida religiosa por um período de tempo e outras que passaram por um período de formação na Congregação das Irmãs Franciscanas de Siessen. Porém, por motivos pessoais essa consagração foi interrompida e algumas estudantes deixaram o ideal religioso.

A escolha da cidade paulista teve como objetivo o reencontro com as Irmãs, em muitos casos formadoras das Amigas. Algumas não encontravam com as Irmãs há mais de 30 anos. As Amigas foram muito bem recepcionadas e acolhidas pelas religiosas. Além das chopinzinhenses, também participaram três de Mangueirinha, uma da Sulina, uma de Cantagalo, uma de Curitiba, uma de Bauru e uma de Agudos-SP, uma de Goiânia, uma de Paranaíba-MS e uma da cidade mineira de Cristina. Cinco das participantes foram acompanhadas pelo marido e mais 6 pessoas amigas e parentes se juntaram ao grupo. A maioria viajou de ônibus fretado e a viagem teve início em Chopinzinho.

O primeiro Encontro ocorreu em Agudos no ano de 2017, o segundo em Chopinzinho, em 2019 e o quarto já ficou agendado para 2025 em Curitiba.

Este encontro foi marcado com momentos de muita profundidade, forte espiritualidade, confraternização, troca de experiências, momentos de lazer e momentos livres para bate papo. Houve um Cronograma para ser cumprido, incluindo também uma visita à Fazenda da Esperança, no local denominado Pedrinhas. O Papa Bento XVI esteve neste local quando visitou o Brasil. Um dos objetivos do encontro é reforçar os laços de amizade e renovar o ardor missionário que o Evangelho exige de cada cristão. Cada Amiga saiu da Casa das Irmãs com o espírito franciscano renovado.

O Encontro foi organizado e coordenado por Vilma Battistuz, Sirlene Somavilla, Anna Maria Zaniratto e Stelita Pereira e com apoio das Irmãs Rosa Maria, Débora e Iracema.  (Da redação, com a colaboração de Paulo Almeida e Vilma Battistuz).

Fonte: rbj.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui