CICAF – Seminário Laudato Si

200

Seminário Laudato Si

Nós somos parte da terra,
A terra é parte de nós
Um é a extensão do outro
Nós não vivemos a sós

Neste último final de semana a comunidade teve a oportunidade de participar do Seminário Laudato SI, realizado no Auditório da PPSOF da UFRR (Universidade Federal de Roraima), coordenado por várias organizações da Diocese de Roraima.

O evento teve início na sexta-feira, 30 de junho, e encerrou no domingo, dia 02 de julho, com a presença de mais de 80 pessoas engajadas, dispostas a discutir o tema: Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. A reflexão circulou em torno das questões: Que Brasil queremos? Que Amazônia queremos? Que Roraima queremos?

No trabalho feito em grupos, estes refletiram e partilharam ideias sobre três temas cruciais do tempo atual. Terra, Teto e Águas e Florestas. No tocante a terra, foram discutidas propostas que abrangem desde o resgate da autonomia dos Povos Indígenas sobre os territórios, até a construção de uma Roraima livre de agrotóxicos. Enfatizou-se também a importância de fortalecer a campanha de plantar árvores e produzir alimentos saudáveis. No que se refere ao Teto, foram discutidas políticas públicas habitacionais planejadas, que garantam com justiça e respeito o acesso à saúde, à educação, reconhecendo que todos merecem um lugar digno, para morar, uma educação de qualidade para prosperar.

Quanto a discussão sobre Águas e Florestas, o grito insistente foi sobre a compreensão e a necessidade do trabalho na base, nas comunidades, pra criar uma nova realidade que defenda rios, fauna e flora, adquiram consciência de que todos somos guardiões desses tesouros naturais,portanto devemos preservá-los no presente e para as futuras gerações. Todas as pessoas que participaram desse seminário saíram fortalecidas. Dorismeire Almeida de Vasconcelos, Animadora Laudato SI e articuladora territorial da rede eclesial Pan Amazônica-Brasil, uma das dinamizadoras do Seminário, assim afirmou: “Tenho fé e esperança de que esse seminário fortaleceu, fortalece e fortalecerá a formação de base, a organização e a luta por vida aos povos, territórios sagrados banhados pelas águas sagradas de Rio Branco, edificando e efetivando o compromisso da evangelização na dimensão orante, comunitária, participativa-inclusiva, samaritana, profética e sinodal numa missão em rede por VIDA, e garantia de direitos em Roraima”.

Muito alentador e interessante neste final de semana foi sentir a união de todas as pessoas presentes, trabalhando juntas pelo que acreditam e pelo que querem para Roraima e para o Brasil. Foi inspirador ver a sintonia e a preocupação compartilhada por todos, com a realidade em que vive. Que todos esses debates e propostas sejam um bom começo de um movimento ainda maior em prol da vida, da justiça social e do cuidado com o planeta. Sigamos unidas e unidos, inspiradas/os pela mensagem da Laudato SI, para transformar o Brasil e a Amazônia em um mundo melhor para todas, todos e todes.

Fonte: cicaf.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui