O Vaticano anunciou ontem (20) que Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”, será canonizado em abril de 2025. A decisão vem após o reconhecimento de um milagre ocorrido em Mato Grosso do Sul, onde a Igreja Católica atribui a cura de uma criança doente à intercessão do jovem italiano.
Papa vai canonizar 1º santo millennial: quem é Carlo Acutis, o ‘influencer de Deus’
Milagre em Campo Grande – O milagre atribuído a Carlo aconteceu na Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, durante a missa de Nossa Senhora Aparecida, em 2010. Segundo relatos, uma criança, gravemente doente, foi levada pelo avô até a celebração realizada pelo padre Marcelo Tenório. Durante a cerimônia, o garoto tocou em uma roupa que tinha o sangue de Carlo Acutis e, conforme a família, foi curado.
O reconhecimento oficial pelo Vaticano desse evento como milagre foi essencial para a canonização de Carlo. O padre Marcelo destacou a importância do momento: “É uma honra para nossa paróquia e para o Estado ter sido palco de algo tão significativo na história da fé católica.”
Carlo Acutis morreu aos 15 anos – (Foto: Reprodução)
Carlo foi beatificado em 2020, após o Vaticano comprovar o primeiro milagre atribuído a ele. Com a canonização, ele será elevado ao título de santo, um marco para a Igreja Católica e para os devotos que se inspiram em sua trajetória de vida.
Quem foi Carlo Acutis? – Inglês de família italiana não religiosa, Acutis se mudou de Londres para Milão, na Itália, ainda criança, e aprendeu sobre a fé católica com uma babá. O rapaz se tornou um católico fervoroso e, com seu talento na área de programação, criou sites para a divulgação da religião.
Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sintomas de que seu corpo não estava bem e depois teve diagnóstico de uma leucemia fulminante. De acordo com o Vaticano News, Acutis entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava.
O jovem morreu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. Na ocasião, a Igreja Católica atribui a ele milagre que teria ocorrido no Estado brasileiro em 2010, apesar de nunca ter vindo ao Brasil.
Uma criança com uma doença congênita, conforme o relato, se curou depois que o avô tocou as roupas do jovem inglês expostas em uma paróquia de Campo Grande.
Ainda segundo o Vatican News, a festa de Acutis é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). Isso pela ligação do jovem com o Brasil. O até então beato foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis.
Quais são os outros santos a serem canonizados?
Além de Acutis, foram canonizados neste ano:
Manuel Ruiz López e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores;
Francisco, Mooti e Rafael Massabki, fiéis leigos, mártires;
Giuseppe Allamano, sacerdote, fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata;
Marie-Léonie Paradis (ao século Virginie Alodie), fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família;
Elena Guerra, fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, conhecidas como as “Irmãs de Santa Zita”.