Comissão Nacional de Animação da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe divulga vídeos sobre o Processo de Escuta no Brasil

518

A Comissão Nacional de Animação, no Brasil, do processo da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe começou a divulgar, nesta segunda-feira, 23 de agosto, vídeos nos quais membros da Igreja no Brasil falam sobre o processo de escuta no país. O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado foi um deles. Ele também integra a Comissão Nacional de Animação da Assembleia.

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída”. Ela será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

O secretário-geral da CNBB diz, no audiovisual, que para o Brasil a experiência de participar do processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe tem sido rica e desafiadora. Ele destaca a ampla aceitação e participação dos mais diversos setores, entre os quais o bispo destaca a juventude.

De acordo com dom Joel, o processo da assembleia tem levado a Igreja no Brasil a voltar-se ao Documento da Conferência de Aparecida (SP), firmando passos evangelizadores rumo à uma Igreja em saída, gerando comunidades cada vez mais próximas dos pobres e dos sofredores. “A assembleia eclesial não será apenas o evento de novembro próximo, mas um processo que já está acontecendo”, destacou.

Conheça o depoimento de dom Joel:

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, irmã Valéria Leal, num tom mais confessional, apontou que a participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial, em seu caso, significou um momento de crescimento grande, oferecido pelas temáticas que a tem levado a pensar a realidade do país a se comprometer com o futuro da Igreja no Brasil e da América Latina.

“Como membro da Comissão de Animação Nacional acompanhei e testemunho as comunidades se organizando e mobilizando para participar do momento de escuta. Deu para sentir, e inclusive me alegrar, pelo compromisso de cada comunidade de realizar e se co-responsabilizar com esse processo histórico de escuta da nossa Igreja na América Latina”, disse.

Assista ao vídeo com a irmã Valéria:

 

Fonte: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui