Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul faz primeira Assembleia Ampliada

521

Com a presença do Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli, por vídeoconferência, e do Definidor Geral Frei César Külkamp, tem início nesta segunda-feira, 21 de março a Assembleia Ampliada da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul (Argentina, Chile e Paraguai), que congrega os Ministros Provinciais e Custódios de 12 entidades da Ordem dos Frades Menores. Esta será a primeira vez que a Conferência se encontra presencialmente desde a união das duas entidades em 2020, por isso ela será bilíngue, isto é, em português e espanhol, tanto nas reflexões e trabalhos quanto na liturgia. É também a primeira vez que os frades se encontram num evento internacional depois de dois anos da pandemia de Covid-19.

Um total de 77 frades, que trabalham nos serviços JPIC, na Formação Inicial e Permanente, nas Missões e Evangelização, estarão reunidos na Casa de Eventos e Hospedagem Sagrada Família, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, até o dia 25 de março.

A Província da Imaculada Conceição, através do Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira, é a anfitriã do evento: Fiéis ao compromisso franciscano de acolher o irmão como nosso maior dom, nossa Província se alegra com a realização desta marcante Assembleia aqui em São Paulo. O processo de criação da Conferência do Brasil e Cone Sul foi concluído no período mais agudo da pandemia do Novo Coronavírus. Assim, esta será a primeira Assembleia da nova Conferência realizada de modo presencial. Por isso, devemos considerar o aprendizado deste tempo de pandemia, tempo de maior cuidado e consideração pela dádiva de viver e conviver, tempo de renovar o compromisso inarredável de promover e defender a vida de todas as criaturas, tempo de confirmar a predileção de Deus pelos pequenos. A partir dos dias vividos em São Paulo, os frades Menores do Brasil e Cone Sul sintam-se provocados a seguir sendo sinais de um tempo novo.

Do Cone Sul estarão presentes Frei Carlos Paz (Província Santíssima Trindade – Chile), Frei Emilio Luis Andrada (Província da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata – Argentina e Paraguai) e Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni (Província de São Francisco Solano, Argentina).

Da Conferência do Brasil, além da Província da Imaculada, estão presentes: Frei Marino Pedro Rhoden (Província São Francisco de Assis); Frei Hilton Farias de Souza (Província Santa Cruz); Frei Rogério Viterbo de Souza (Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora); Frei Carlos Antônio da Silva (Província do Santíssimo Nome de Jesus); Frei Edilson Rocha da Silvao (Custódia de São Benedito); Frei Antônio Pacheco Ramos (Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção); Frei João Amilton dos Santos (Província de Santo Antônio); e Frei Fernando Aparecido dos Santos (Custódia do Sagrado Coração de Jesus).

Do Governo Geral, o Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli participa por videoconferência, assim como os Secretários Gerais para a Formação e Estudos, Frei Darko Tepert; para as Missões e a Evangelização, Frei Francisco Gómez Vargas; e o Animador do Serviço de Justiça Paz e Integridade da Criação (JPIC), Frei Jaime Campos. O Definidor Geral Frei César Külkamp estará presencialmente no evento.

Participam oito frades pela Província Franciscana da Imaculada Conceição: o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto; o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella; o Moderador da Formação Permanente, Frei Fidêncio Vanboemmel; o Secretário da Formação e Estudos, Frei Marcos Andrade; o Coordenador das Missões, Frei Robson Luiz Scudela; o coordenador da Frente da Educação, Frei Claudino Gils; Frei Jeâ Andrade, animador do SAV; Frei Marx Rodrigues, animador do JPIC.

“A nossa expectativa enquanto organização da Assembleia é que tudo corra bem, especialmente neste tempo em que vamos vencendo a Covid-19, e que seja um tempo bastante fecundo para as nossas entidades e serviços que, aos poucos, vão retomando a missão e a evangelização de forma presencial. Com a nova organização, os serviços ficaram sem referências e muitos projetos foram prejudicados seja por este motivo ou pela pandemia. A Assembleia quer e precisa ser este impulso para a retomada da missão e evangelização, considerando a formação e a animação vocacional. Todos estes aspectos da nossa vida de ora em diante serão pensados e assumidos, considerando o além Brasil, o Cone Sul (Paraguai, Argentina e Chile)”, explica Frei Fernando Aparecido dos Santos, custódio da Custódia do Sagrado Coração de Jesus.

Segundo Frei Fernando, a Assembleia se incumbe primeiramente de mútuo conhecimento, considerando o caminho feito pelas extintas Conferências, a do Brasil e a do Cone Sul, e o novo caminho que já vem fazendo a nova Conferencia desde 2020 de modo virtual. Nesta Assembleia, também se fará a organização das Secretarias e Serviços com os novos secretários, coordenadores, projetos e prioridades para o triênio. “Tudo isso deverá acontecer com as devidas eleições dentro da Assembleia, inclusive com os Ministros que deverão assumir a animação da Conferência no triênio”, adianta Frei Fernando.

A Nova Conferência

A Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil e do Cone Sul é uma entidade da Ordem dos Frades Menores presentes na Argentina, no Brasil, no Chile e no Paraguai. O Ministro Geral, no dia 13 de maio de 2020, depois de suprimir a antiga Conferência do Cone Sul, passou suas três entidades para integrarem a Conferência Brasileira que, por este fato, deixou de ter âmbito brasileiro e passou a denominar-se Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil e do Cone Sul.

“A Conferência é uma instância de representatividade, de comunicação e de colaboração, de modo a promover o bem comum da Ordem no Brasil e no Cone Sul, respeitando-se a autonomia de cada entidade, e tem por finalidades: A comunhão entre as entidades (Províncias e Custódias) em vista do bem comum dos frades e da missão e evangelização; cooperação com o Ministro Geral e seu Definitório; cooperação na formação inicial e permanente e na vida e missão dos irmãos; ler os sinais dos tempos e das realidades onde os frades estão ou devam estar; fomentar e cultivar o relacionamento e a cooperação com a hierarquia eclesiástica local, outros institutos religiosos e com a família franciscana.; e favorecer o mútuo conhecimento e a comunhão fraterna entre os Ministros e Custódios da Conferência e ente as Províncias e Custódias, entre outras finalidades”, acrescenta Frei Fernando dos Santos.

A Assembleia é a instância máxima de natureza deliberativa e consultiva, e é composta por todos os membros da Conferência, isto é, Provinciais e Custódios, e, por ser ‘ampliada’, participarão vários outros frades que estão à frente das Secretarias e Serviços de cada entidade. São 12 entidades participantes, sendo nove do Brasil, duas da Argentina e uma do Chile. Entre Provinciais, Custódios, Secretários para a Formação e Estudos, Secretários para as Missões e a Evangelização, Moderadores para a Formação Permanente, Coordenadores do Serviço de Animação Vocacional, Animadores da JPIC, Animadores da Pastoral Educacional, Definidor Geral, peritos e convidados, seremos 77 frades.

O Local

O evento acontece no Centro de Eventos e Hospedagem Sagrada Família, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), fundada por Santa Paulina. O local é destinado à realização de retiros, encontros, assembleias e outros eventos corporativos de grupos organizados. Além disso, é o local ideal para o fortalecimento da espiritualidade, guardando na Capela Sagrada Família e Santa Paulina os restos mortais da Primeira Santa do Brasil, e também ao Memorial Santa Paulina, local que resgata a história da fundadora da CIIC e de todo o seu trabalho desenvolvido em mais de 16 estados do Brasil e 11 países.

Imagem: Centro de Eventos e Hospedagem Sagrada Família

Moacir Beggo, com informações de Frei Fernando Aparecido dos Santos, custódio da Custódia do Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui