Congregação das Franciscanas de Siessen realizam Capítulo Provincial Eletivo

2978

Assumir a tarefa de Direção Provincial numa congregação franciscana é fazer ressonância das palavras de São Francisco: “…Aqueles que foram constituídos acima dos outros se gloriem tanto deste ofício de prelado como se tivessem sido destinados para o ofício de lavar os pés dos irmãos ”. Esta breve memória reflete a conduta da Superiora Provincial que é sempre guiada pelo exemplo do Cristo que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos (Mc 10,32-45).

Venho por meio desta agradecer ao Senhor pelas orações. Depois de mergulharmos na Encíclica Laudato Si, voltamos o olhar para a nossa realidade de província. Foi um tempo rico de oração, convivência fraterna e busca intensa da vontade de Deus para os nossos tempos. Abertas ao Espírito do Senhor e num clima reflexivo de confiança o Capitulo Provincial/2020 elegeu a Direção Provincial das Franciscanas de Siessen – Província Santa Clara, para o período de 2020 a 2026.

Da esquerda para a direita: Ir. Iracema, Ir. Marcia, Ir. Debora – Vigaria Provincial – Ir. Angelice Maria. Sentada: Ir. Rosa Maria – Provincial.

1. Superiora Provincial: Ir. Rosa Maria Severino: 56 anos – reeleita. É natural de Minas Gerais. Reside em Guaratinguetá/SP. É pedagoga. Atuou como educadora no início da sua Vida Religiosa. A Província confiou a ela por vários anos a responsabilidade do noviciado. Participou de estágios missionários em diversos locais com as noviças. Colabora na formação das lideranças na Fazenda a Esperança. É Membro da Diretoria da Conferência da Família Franciscana do Brasil. Em 2014 assumiu a tarefa de superiora Provincial.

2. Vigária Provincial: Ir. M. Debora Endres: 58 anos – Natural da Alemanha. Reside em Coroatá/MA. Tem a formação em teologia pastoral. No período de 1993 a 2000, viveu como missionária no Brasil. Foi uma das pioneiras na missão junto à Fazenda da Esperança. Ao retornar para Alemanha assumiu projetos com jovens. Em 2008 foi enviada como missionária para a Província da África do Sul. No ano de 2015 retornou ao Brasil e assumiu a missão em Coroatá/MA. É coordenadora da catequese paroquial urbana e rural.

3. Conselheira Provincial: Ir. Márcia Aparecida Escher: 42 – É natural do Paraná. Reside em Coroatá/MA. É formada em psicologia. Desenvolveu projetos de psicologia comunitária com os internos da Fazenda Esperança e com famílias. Na Província foi responsável pela animação vocacional, formação inicial e coordenadora de comunidade. Atualmente é a mestra de noviciado. Participou de estágios missionário em Óbidos/PA.

4. Conselheira Provincial: Ir. Iracema Willan: 66 anos – É natural do Paraná. Reside em Guaratinguetá/SP. Formada em matemática e piano. No início da Vida Religiosa trabalhou como educadora. Foi missionária em diversas comunidades inseridas junto aos mais pobres. Na Província assumiu a tarefa coordenadora de comunidades e Superiora Provincial. Atualmente exerce o serviço de Ecônoma Provincial.

5. Conselheira Provincial: Ir. Angelice Maria dos Santos Portela: 33 anos – É natural da Bahia. Reside em Belo Jardim/PE. No início da Vida Religiosa trabalhou em projetos da Fazenda Esperança e coordenadora de atividades pastorais paroquiais junto aos mais pobres. Atualmente é membro da Equipe de Formação Inicial, colabora no trabalho com a juventude e animação vocacional a nível de Província e paroquia. Está cursando psicologia.

A partir desse ano a Congregação iniciou uma nova forma de estrutura mais participativa. As Superioras Provinciais não vão pensar, planejar e assumir responsabilidade somente em sua própria Província, mas também na Congregação toda. Elas farão parte do Conselho Geral. As Províncias devem se unir, crescer juntas, agir juntas sob a direção do amor de Deus para o próximo, os pobres e o seu povo.

Os desafios são inúmeros. Mas a esperança é maior. Contamos com as orações para fazermos os discernimentos e decisões na fidelidade de Deus.

Com o desejo de Paz e Bem,
Ir. Rosa Maria Severino
Superiora Provincial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui