Conhecer, Resistir, Transformar

705

“…foi um preparo para a vida, para que lutemos sempre a favor da democracia…”

Nos dias 08 a 11 de março de 2022, no Recanto Terra Mãe, de Fátima de São Lourenço-MT, as postulantes Cleidiane Piloto Evangelista, Jordania de Oliveira Azevedo, Kaylaine Micaelle de Oliveira, Leila Freitas Aguiar, Leandra Oliveira de Oliveira, Maísa Rocha Soares e Patrícia Costa Cardoso, com a orientadora Irmã Isabel Pereira da Silva, encontramo-nos para dar sequência à formação da consciência crítica, durante uma semana intensa de estudo, conduzido pela Irmã Anita David, que abordou os temas “Sistemas Econômicos, Políticos e Sociais”, abrindo assim, espaço para refletirmos sobre o feudalismo, capitalismo, socialismo, fascismo, nazismo, neoliberalismo, globalização e pós-modernismo e sociedade líquida. Você pode conferir no anexo as características principais desses sistemas.

Podemos dizer que aprofundar sobre os sistemas econômicos, políticos e sociais é muito importante, pois só assim entenderemos as realidades de cada época, que foram “gestando” a situação a qual nos encontramos hoje. Outro aspecto interessante é saber como a economia é o ‘pilar’ de uma sociedade, que faz emergir os sistemas político e social. A evolução dos sistemas ao longo da história, quis corrigir os resultados desastrosos causados pela ganância e o totalitarismo daqueles que estavam no poder. Mesmo assim, apesar da mudança estrutural, os problemas vêm se perpetuando, afetando toda sociedade. Somente o projeto de Jesus Cristo, assumindo a luta por justiça, solidariedade, fraternidade, perdão e paz é a melhor solução.

Mas para percorrermos esse trajeto de compreensão e conversão, precisamos fazer um mergulho no passado, para obtermos conhecimentos sobre esses fatos que ainda hoje nos marcam profundamente. Assim perceberemos o valor das lutas e do não silenciamento diante das injustiças, pois foi assim que nossos antepassados conquistaram tudo o que temos hoje, e isso nos motiva a batalhar sempre por uma sociedade melhor para a nossa sociedade e as futuras gerações.

É interessante perceber como esses fatos marcaram profundamente nossos avós e pais, como por exemplo, a 1ª e a 2 ª guerra mundial, a guerra fria, a ditadura, e a nós mesmas como o neoliberalismo, o pós-modernismo e a sociedade líquida. É importante dar-se conta que esses fatos não são produtos do acaso, mas são planejados pelo sistema e assim não nos deixarmos levar pela onda do consumismo, da relativização dos valores perenes e sólidos dos quais não podemos abrir mão.

A nós que queremos ser sempre mais “Irmãs do Povo” pobre e marginalizado, recai também o peso que esse povo sofreu e ainda sofre diante do sistema opressor, sendo submetido à situações bárbaras e constrangedoras, não podemos deixar que o erro do passado se repita.

Fazendo o percurso através do estudo desde a queda do império romano no séc. V que deu início ao feudalismo e o ano 1960 ao pós-modernismo, fez germinar em nós um desejo de conhecermos cada vez mais esses sistemas que influenciaram e ainda influenciam o nosso modo de ser, pensar e agir. Na verdade, foram mais que alguns dias de estudo acadêmico; foi um preparo para a vida, para que lutemos sempre a favor da democracia, da defesa dos mais pobres e marginalizados, tendo em vista que só assim teremos uma sociedade de irmãos com direitos igualitários.

Pelas Postulantes

Fonte: CICAF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui