Coral das Meninas dos Canarinhos apresenta Concerto com músicas sacras e populares

659

Petrópolis (RJ) – No próximo dia 28 de maio, às 19h30, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) apresentará um Concerto que contemplará músicas sacras e populares na Igreja do Sagrado Coração de Jesus dos frades franciscanos da Cidade Imperial. O repertório foi todo inspirado em antigas músicas religiosas e seculares que contempla diversos períodos do coro nos seus mais de trinta anos de história.

Através do inciso II da Lei Aldir Blanc do Município, que presta auxílio para a manutenção dos seus espaços culturais, este Concerto é uma contrapartida da verba pública recebida em novembro de 2020, que devido a pandemia, foi adiado. Realizado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), o evento conta com a parceria do Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Para o presidente do IMCP, Frei Marcos Antonio de Andrade, é uma grande alegria poder realizar este concerto neste momento em que os corais dos Canarinhos estão retornando com as atividades presenciais. “Sempre é bom nos reunirmos! Primeiramente, para nos encontrarmos. Depois, para apreciarmos o canto e ouvirmos o que Deus tem a nos falar através da música e das vozes das meninas”, disse. “Com toda certeza será um concerto muito interessante. Programe-se e venha prestigiar”, convidou Frei Marcos.

O concerto será regido pelo maestro Marcelo Vizani e o repertório incluirá composições como a “Ave Maria” de Deborah Lutz, “Regina Caeli” de Ramiro Real, “Canções e momentos” de Milton Nascimento, “Ave Maria no morro” de Erivelton Martins, dentre outras.

Para o regente do Coral das Meninas, depois de dois anos de pandemia, estar voltando a realizar concertos de forma presencial é uma oportunidade especial de manter viva a música. “Também é para fazer com que as pessoas escutem de forma natural nossas vozes. Poder voltar a realizar concertos é inexplicável. Sentir a presença da plateia, os aplausos, a energia, alegria, sorrisos, emoção, é como uma voltar à vida, é uma celebração da vida”, revelou.

Vizani explica que o concerto será dividido entre músicas sacras e populares. “O repertório foi todo inspirado em músicas antigas que compreende diversos períodos do coro. Existe uma história do Coral das Meninas antes da pandemia e durante, agora com a volta presencial nos lançamos para o futuro. Por isso, pensamos em um repertório misto e de muito bom gosto. Tenho certeza de que o público vai gostar muito”, garantiu.

Segundo o maestro, as músicas trarão à memória das pessoas suas histórias. “Na parte religiosa o público poderá esperar um momento de oração e reflexão. Na parte popular, as lembranças nos remeterão ao antes da pandemia e que agora queremos apresentar como continuidade de vida”, acrescentou.

SOBRE O CORAL DAS MENINAS DOS CANARINHOS

Fundado em 1988, por Frei José Luis Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis possui um repertório de música sacra, folclórica e popular. Em seus mais de 33 anos de história, coleciona apresentações memoráveis e participações em grandes projetos, incluindo turnês pelo Brasil e em Portugal. Entre os destaques da carreira do coral está o lançamento do primeiro CD “Memorare”, em 2015, com regravações e três canções inéditas, compostas especialmente para o álbum. Apenas três maestros estiveram à frente do coral: a professora Silvia Muniz, o maestro Gilberto Bittencourt e, desde 1998, o maestro Marcelo Vizani.


Frei Augusto Luiz Gabriel

Fonte: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui