FREI RAFAEL: “O que mais me chamou atenção foi a acolhida dos frades” (Fotos: Emilton Rocha)
Agradecimentos aos irmãos capuchinhos que o acolheram de braços abertos “e todos aqueles que caminharam comigo até hoje”.
A Profissão Perpétua possui um caráter mais jurídico. Uma vez que os religiosos já realizaram a Profissão Temporária, eles irão renovar, de forma definitiva, o seu compromisso a Deus junto ao Instituto e à Igreja, através dos votos de pobreza, castidade e de obediência. Abaixo, uma entrevista com frei Rafael.
PASCOM – Como se deu seu primeiro encontro com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos?
Frei Rafael – Foi através do Frei Antônio Reginaldo Ferreira, que na época residia em Nova Almeida, no município de Serra, Espirito Santo. Depois desse contanto começamos a fazer o processo vocacional, durante o qual tive a oportunidades de conhecer ainda mais a Ordem e o Carisma Capuchinho. Nesse mesmo ano, aconteceu a Missão Popular, acabei me encantando e tive a oportunidade de conhecer as outras fraternidades durante todo o processo vocacional. O que mais me chamou a atenção foi a acolhida dos frades.
PASCOM – O que significa para você a confirmação dos Votos Perpétuos?
Frei Rafael – Neste momento, sinto uma grande alegria e muita gratidão. Alegria, porque disse o meu sim para toda a vida a Deus e à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Gratidão a Deus pelo dom da vida e da vocação. Também agradeço aos meus familiares que me educaram e me transmitiram a fé cristã. Agradeço particularmente aos irmãos capuchinhos que me acolheram de braços abertos e todos aqueles que caminharam comigo até hoje.
PASCOM – O que o levou a entrar na Ordem Franciscana?
Frei Rafael – Escolhi a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos por vários motivos: primeiro, pela forma de vida que levam; segundo, pela simplicidade; terceiro, pela vida fraterna, e, sobretudo, pelo serviço dos irmãos ao lado dos mais pobres e necessitados. E o que me levou a consagrar a vida a Deus foi o amor que Deus tem por mim e por todos os homens. Por este motivo, escolhi como lema para a profissão esta frase “Nunca perca de vista o seu ponto de partida” (Santa Clara de Assis).
A mensagem de Frei Rafael
“Irmãos, na Família Franciscana Capuchinha todos nós somos vocacionados de Deus, somos amados e chamados por Ele a nos realizar enquanto pessoas solidárias, propagadoras do amor de Deus por todos. Toda resposta ao projeto de Deus precisa ser generosa e sem medo porque é o Espírito que nos sustenta nesta missão e que se fortifica em nós quando rezamos uns pelos outros.
Quero aproveitar e pedir que rezemos sempre por aqueles com os quais convivemos, que possamos sempre mais fortalecer o laço e a amizade Capuchinha. Orem para que enviem santas vocações capuchinhas para a Igreja e rezem por mim também. Que as preces ao Senhor me ajudem a viver este processo formativo como verdadeiramente um tempo da Graça de Deus em minha vida e na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Estamos todos sintonizados na mesma fé que nos une e nos faz irmãos e irmãs. Paz e Bem.”