Encontro de Formandos aconteceu em Minas Gerais

43

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, os irmãos das etapas de formação da Etapa Inicial da nossa província se reuniram no Recanto Claret, em Juatuba, para o Encontro de Formandos da Etapa Inicial do ano de 2024 (EFEI). Desde 1980 o encontro acontece anualmente e promove o convívio fraterno dos irmãos de todas a etapas de formação (Postulado, Noviciado e pós noviciado). Além do convívio dos formandos, também é proposto um tema atual para a reflexão acerca da formação, da Igreja, da Ordem e/ou da própria Província de Minas Gerais.

O tema deste ano foi: “800 anos dos estigmas de São Francisco: Deixar-se atrair pelo Crucificado”, e os irmãos contaram com a assessoria do Padre Luiz Antônio, do Clero de Mariana e membro da Ordem Franciscana Secular (OFS).

Os formandos participaram ativamente das reflexões, dinâmicas e orações, partilhando suas experiências e aprofundando-se na espiritualidade franciscano capuchinha. Além dos irmãos da formação inicial, participaram do encontro, em momentos específicos, os frades da Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia que acolheram a missa de abertura do encontro, em Belo Horizonte, presidida pelo ministro provincial Frei Adilson Gonçalves. Durante a Missa, Frei Adilson dizia aos formandos a importância do Encontro e seu histórico na província.

Após a missa, os irmãos partiram para o local do encontro em Juatuba, Recanto Claret. A Fraternidade São Lourenço de Brindisi (Juatuba), se encarregou de receber os irmãos e participaram de alguns momentos de convivência fraterna. Além disso promoveram o encontro com a comunidade local.

Para o bom êxito do encontro, a prioridade sempre é que uma fraternidade provincial receba os irmãos e, em casos específicos quando o número de pessoas é maior do que aquele que a casa pode acolher, os irmãos organizam um outro espaço para que o Encontro aconteça.

Participaram desde encontro os irmãos da etapa do Pós Noviciado: Frei Marco Tulio. Frei Érick, Frei André Otoni, Frei Adriano, Frei Cleber e Frei Rafael; e também os irmãos da etapa do Postulado Hércules, Arnaldo, Willian (PROCARJES), Aeliton, Michel, Gustavo, Paulo, José e Gabriel.

De fato, os dias de encontro foram uma oportunidade preciosa de reavivamento espiritual e de fortalecimento dos laços fraternos.

Uma preparação para a vida provincial – O EFEI é um encontro regido por Estatuto próprio, por isso durante o os dias em que é realizado, os irmãos têm a oportunidade de escolher uma equipe de coordenação que prepara o encontro do ano seguinte, mediante voto. Além disso, antes de encerrar, os irmãos organizam o tema  e escolhem os assessores para o encontro do ano seguinte, assim como nos eventos oficiais a nível provincial.

Que o espírito de São Francisco continue a nos conduzir nessa caminhada

Autor: Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui