Encontro do Núcleo da CFFB centro-oeste paulista em Pompéia, SP

814

Nesse domingo dia 14 de outubro de 2018, a convite de um dos responsáveis da CFFB (Conferência da Família Franciscana do Brasil) do Núcleo Centro-Oeste Paulista, Frei Zilmar Augusto, OFM, da cidade de Garça/SP, nós da Fraternidade Monte Alverne, bem como, de outras cidades, todos e todas membros da Família Franciscana, estivemos reunidos na cidade de Pompeia/SP, para participarmos de uma capacitação acerca da Igreja em saída, onde fomos recebidos pelas Irmãs Alcantarinas.

Estiveram presentes o Assistente Espiritual da Fraternidade Monte Alverne Frei Carlos Eduardo, OFM, e o Frei Suelton, OFM, ambos da cidade de Marília/SP, bem como irmãos e irmãs da cidade de Adamantina, Agudos, Dracena, Garça, Bauru, Pompéia e das cidades vizinhas.

O tema abordado, neste encontro, foi: “Os Franciscanos e Franciscanas: sujeitos eclesiais na reconstrução da Igreja em saída”, tendo como referência o Documento 105 da CNBB e Fontes Franciscanas.

No período da manhã, tivemos um momento com orações e reflexões. Pedimos para que o Nosso Pai Seráfico São Francisco ajude-nos a reconstruirmos -reconfigurarmos a Igreja e que de fato seja em saída. Participamos de cantos, recordações da vida, momento esse em que lembramos de pessoas e fatos, partilhas e preces. Por fim, pedimos ao Senhor da messe que nos sustente nesse bom propósito.

Refletimos, além do mais, no que tange a vida do Nosso Pai São Francisco de Assi,s que prezava pela minoria de sua época e porque não mencionar que eram os excluídos, como por exemplo, os leprosos. Hoje, os excluídos da sociedade em que vivemos são pessoas com outras características, como exemplo, podemos citar as pessoas que vivem em situação de rua e à margem da sociedade. São por esses que devemos olhar com terna caridade…

Já no período da tarde, saímos em grupos compostos por 7 (sete) ou 8 (oito) irmãos, liderados por um Frade ou por uma Irmã, visitamos as residências… de crianças e adolescentes que estão fazendo catequese, bem como seus familiares colocando em prática a Igreja em Saída. Foi um momento incrível. Podemos vivenciar e sentir o agir de Deus em nossas vidas, como uma Família Franciscana que somos e na vida das famílias também.

Um abraço fraterno a todos e todas.

Paz e Bem!

Juliane Cristina de Almeida de Souza
Iniciante da OFS de Marília/SP

Veja mais fotos, clique aqui.

Disponível em Custódia Sagrado Coração de Jesus

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui