Entrevista com padre Éderson Queiroz, assessor do Retiro Online 2023

626

 

Assessor
Me chamo Éderson Queiroz, natural de Patrocínio, MG. Fui Frade Menor Capuchinho e atualmente em passagem para a Arquidiocese de Uberaba – MG, para conciliar a vida sacerdotal e os cuidados de minha mãe, viúva, com 92 anos. Minha vocação nasceu no seio de minha família, na convivência com os Padres dos Sagrados Corações, tão presentes em minha família, e consolidou-se na Pastoral da Juventude.

1. O que os participantes podem esperar de um retiro online franciscano, na perspectiva do Tema e Lema propostos?

Pe. Éderson Queiroz: O retiro é sempre uma graça de Deus, que nos oferece uma pausa para restaurar nossa interioridade, espiritualidade e missão. O tema e lema, correspondem ao ano vocacional brasileiro. Somos sempre vocacionados em construção, um processo nunca acabado, em crescimento.

2. Francisco tinha um coração ardente e se manteve a caminho, no retiro será possível como franciscanos/as voltar a esta essência?

Pe. Éderson Queiroz: Voltar a essência do franciscanismo é fundamental a VRC e leiga da Família Franciscana. Mas, não existe mágica, os dois grandes agentes de um retiro espiritual, são o Espírito Santo e o retirante.

3. Retiro é um momento de encontro pessoal consigo mesmo, com Deus e com os irmãos. Como se dará esta dinâmica?

Pe. Éderson Queiroz: A dinâmica já explicada na carta-convite, nos propõe um encontro online pela manhã, quando oferecerei uma reflexão, seguido de um tempo pessoal de oração e meditação. A tarde, outro encontro online, para uma partilha livre da experiência da manhã. Quando partilhamos, percebemos aspectos que não tínhamos percebido e cresce nossa compreensão. Cada retirante deve organizar seu tempo, silêncio, oração e convivência fraterna. O retiro pode ser feito em Fraternidade ou individualmente, o formato online favorece a todos.

4. Convite para o Retiro Franciscano Online.

Pe. Éderson Queiroz: Venha participar conosco, aquecer o coração e colocar os pés a caminho!

Fraternalmente,

Ana Paula Silva
Secretária CFFB

Ir. Rosa Maria Severino
Provincial das Franciscanas de Siessen
Conselheira Diretora

Informações sobre o Retiro Online 

Ficha de Inscrição – Download 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui