Entrevistamos Vitório Mazzuco, assessor do ERFRAN

860

Vitório Mazzuco pertence a Ordem dos Frades Menores (OFM) e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Nasceu na cidade de Campo Limpo Paulista – SP. Filósofo e Teólogo, formando no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis – RJ, e pós-graduado em Teologia Espiritual, com especialização em Franciscanismo, na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, na Itália.

Atualmente é como vice-presidente da Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana, a mantenedora da Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista – SP, e coordena o Núcleo de Pastoral Universitária da USF. Trabalhou por treze anos na Editora Vozes como Diretor Editorial. Viaja pelo Brasil e pelo exterior como assessor de Cursos, Retiros e Palestras, participa como Conferencista em eventos sobre Espiritualidade; e produz um blog sobre Carisma Franciscano.

Tem como aspiração e missão, divulgar o Franciscanismo, passando a investir nesta proposta desde 1978 como campo de interesse e desde 1988 como lugar de pesquisa, reflexão e vivência.

Sua vocação começou a ser construída na infância quando conheceu um frade aos 7 anos e se encantei com a vida dele. Não sabia o que era vocação, vida religiosa e nem Franciscanismo, mas soube o que era um frade bom, humano e santo. Foi coroinha e desejou ser igual ao frade, com isso, entrou no Seminário em 1965, com 11 anos de idade. Aos poucos foi descobrindo este caminho Espiritual e está nele há 45 anos como religioso franciscano e 40 anos como sacerdote.

O ERFRAN é um tempo de encontro, partilha e reflexão. Quais as suas expectativas diante da oficina ou momento que irá assessorar?

Quando a Família Franciscana e Clariana se encontra há um espírito comum de paixão, busca, alegria e espírito comum, por isto há uma facilidade de convivência e compreensão. Faço com paixão e encantamento este momento de partilha, estudo e reflexão. Minha expectativa é que todos se enamorem cada vez mais da beleza de nosso Carisma Francisclariano.

Quais as particularidades do tema de sua oficina para a vida Religiosa Consagrada que tem Francisco e Clara como espelhos de caminhada?

Vou partilhar alguns aspectos essenciais do tema que me foi proposto, que é a Espiritualidade Franciscana e seguirei estes passos: 1. O Movimento que veio de Assis e seus pontos Fundamentais. 2. A Espiritualidade Franciscana como Caminho 3. A Mística Franciscana 4. Evocações do Carisma Franciscano. 5. Desafios desta Espiritualidade na pós-modernidade.

Para quem ainda não realizou a sua inscrição e até mesmo para quem já realizou, poderia fazer um convite motivacional para este momento tão esperado?

Quero dizer de coração: é preciso conhecer melhor para amar mais a Vida que escolhemos. Espiritualidade é Identidade e nós somos o que pulsa em nosso núcleo interior. O Franciscanismo é inspiração, convocação, profecia e caminho de realização do Projeto do Reino sob a provocação do Evangelho e dos modelos vivos que são Francisco e Clara de Assis. Venham com muita vontade, com muito querer apaixonado, e vejam como, na convivência deste tempo do ERFRAN, estarão de seu lado irmãos e irmãs da mesma busca! Paz e Bem!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui