Enviado especial do Papa Francisco, cardeal Sandri inicia visita ao Egito

1722
São Francisco de Assis e o sultão do Egito Al-Kamil Al-Malek no ano 1219

A viagem, que prosseguirá até a próxima segunda-feira, 4 de março, prevê uma primeira parte, durante a qual o purpurado visitará as eparquias do Alto Egito, e na segunda parte, participará das celebrações no Cairo pelos 800 anos do Encontro de São Francisco com o sultão Al-Kamil Al-Malek.

Cidade do Vaticano

Teve início esta segunda-feira (25/02) a visita do Enviado especial do Papa Francisco ao Egito, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri.

A viagem, que prosseguirá até a próxima segunda-feira, 4 de março, se realiza com a coordenação da Representação pontifícia no Cairo e prevê uma primeira parte, durante a qual o purpurado visitará as eparquias do Alto Egito, e na segunda parte, participará das celebrações no Cairo pelos 800 anos do Encontro de São Francisco com o sultão Al-Kamil Al-Malek.

Visita às eparquias do Alto Egito

O cardeal Sandri chegou esta segunda-feira a Minia, onde visitou a igreja de New Minia e a Escola do Bom Pastor, em seguida teve lugar o almoço com o clero, a celebração da Divina Liturgia e, por fim, a visita à igreja de Sahine.

Para esta terça-feira, após transferir-se para Assiut, uma breve visita à catedral e às repartições eparquiais. Logo depois, o encontro com o clero e os religiosos em Deir Dronka e o almoço com a participação também de autoridades civis locais.

Na parte da tarde, a bênção da pedra fundamental da igreja de Medinet Nasser, a transferência ao Santuário mariano, a partida para Tahta, no território da eparquia de Sohag, para a Divina Liturgia e o jantar com o clero local.

Para a quarta-feira, dia 27, após a visita às repartições diocesanas em Sohag, o encontro e o discurso ao clero, seguido da partida para Luxor, onde na parte da tarde o cardeal presidirá à colocação da pedra fundamental da nova catedral da eparquia. A catedral precedente foi destruída por um incêndio em 21 de abril de 2016.

Para a quinta-feira, dia 28: visita à igreja de Hagaza, visita ao que resta da catedral incendiada, almoço com o clero local e, a seguir, partida de avião para o Cairo.

800 anos do encontro de São Francisco com o sultão do Egito

Na segunda parte da visita, como Enviado especial do Santo Padre, o cardeal Sandri participará das celebrações pelos 800 anos encontro de São Francisco com o sultão Al-Kamil Al-Malek. Estarão presentes também o ministro geral da Ordem dos Frades Menores, Pe. Frei Michael Perry, o custódio da Terra Santa e guardião do Monte Sião, Pe. Francesco Patton, e o ministro da Província da Sagrada Família no Egito, Pe. Kamal Labib.

Na sexta-feira, 1º de março, em Damieta, a visita do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais à Casa das Irmãs do Coração Imaculado de Maria, com a inauguração da Capela e a bênção de dois ícones (Sagrada Família e São Francisco que encontra o sultão).

Na parte da tarde, na presença do governador de Damieta, o purpurado se fará peregrino nos lugares de São Francisco e se terá a celebração comemorativa do encontro histórico. No sábado, 2 de março, a visita ao mosteiro de São Bishoy e encontro com o patriarca da Igreja copta-ortodoxa, Tawadros.

Pontifical solene comemorativo

No domingo, 3 de março, na igreja de São José no Cairo, Pontifical solene em rito latino na comemoração do encontro de São Francisco e o sultão. Na segunda-feira, dia 4, antes do retorno para Roma, o encontro com o patriarca copta-católico, Ibrahim Sedrak, os bispos católicos de todos os ritos no Egito, e o patriarca emérito cardeal Antonios Naguib. O Enviado especial do Santo Padre levará a todos a afetuosa saudação e bênção do Papa Francisco.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui