Espírito de Damieta: Família Franciscana reúne líderes religiosos para celebrar os 800 anos do encontro de São Francisco com o Sultão

1073
 

Tudo começa em plena Quinta Cruzada, em junho de 1219. Francisco, depois de várias tentativas fracassadas, sai com alguns irmãos em um barco de militares e comerciantes e chega ao porto de São João do Acre, no norte da Palestina (atual cidade israelense de Akka) com o objetivo de visitar o sultão do Egito. O encontro aconteceu, provavelmente, na trégua entre agosto e setembro, no porto de Damieta, no delta do Nilo, cerca de 200 km ao norte de Cairo, onde o sobrinho de Saladino, contra a opinião de seus dignitários, acolheu com grande cortesia os frades, oferecendo-lhes também presentes que foram recusados pelo poverello.

 

Francisco já exortava os seus irmãos para com o relacionamento entre os infiéis e sempre pedia a promoção da paz por onde andassem: “E os irmãos que partirem poderão proceder de duas maneiras espiritualmente com os infiéis: o primeiro modo consiste em absterem-se de rixas e disputas, submetendo-se ‘a todos os homens por causa do Senhor’ e confessando serem cristãos. O outro modo é anunciarem a palavra de Deus quando o julgarem agradável ao Senhor: que creiam no Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, Criador de todas as coisas; no Filho, Redentor e Salvador; e se façam batizar e se tornem cristãos, porquanto ‘quem não nascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no reino dos céus’”.

As celebrações do 8º centenário estão sendo vivenciadas em todo o mundo. Gestos de fraternidade estão sendo criados entre mulçumanos e cristãos, como também por diversas religiões. No Brasil, toda a Família Franciscana organiza e prepara momentos celebrativos a serem vivenciados de forma intereligiosa e ecumênica. No Ceará, o momento foi organizado pelo Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da CFFB do Regional e reuniu líderes religiosos de diversas religiões e igrejas.O momento celebrativo, denominado Espírito de Damieta, aconteceu no dia 21 de setembro, às 19h30min, na Capela de Santa Rosa de Viterbo (Irmãs Capuchinhas) dentro da programação da Assembleia da Família Franciscana do Ceará e contou com a participação de irmãos e irmãs mulçumanos, judeus, budistas, espíritas, candoblecistas, de espiritualidade indígena e membros de diferentes igrejas cristãs.

Foi um lindo momento, simples e sublime. Os líderes presentes registraram suas falas, enaltecendo a promoção da paz e do diálogo e cada um, na sua espiritualidade e espontaneidade fez um gesto para marcar o momento. No meio da assembleia todos se misturaram, sem distinção e juntos concluíram com a oração atribuída à São Francisco e os líderes entregaram uma rosa branca aos presentes para simbolizar a paz e o momento que foi vivenciado.

Este encontro abre, sem dúvida, novas perspectivas para explorar o espírito de reciprocidade entre religiões e igrejas cristãs. Representa grande exemplo do que é possível quando procuramos e encontramos o espírito de fraternidade e a certeza de que juntos podemos promover a paz.

 

Acompanhe os registros do momento:

Frei Lorrane Clementino, OFM.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui