Exposição de fotos antigas vai homenagear os 450 anos da Festa da Penha

2117

Abrindo as homenagens aos 450 anos da maior festa religiosa do Espírito Santo, a Festa da Penha, o Convento da Penha em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-IHGVV, vai realizar a Exposição “Imagens da Fé – Festa da Penha 450 anos – Fé, amor e devoção”. A abertura será no próximo sábado, dia 25 de janeiro, às 10h, na Sala de Exposições do Convento.

Trata-se de uma mostra de fotografias antigas, pinturas clássicas e street art (grafite), sobre o Convento da Penha. Estão previstas, na exposição, cerca de 30 fotografias históricas do Convento, a partir dos anos 1920; 15 pinturas de artistas capixabas, fazendo um releitura de grandes mestres como Benedito Calixto, Levino Fanzeres, Homero Massena e outros; peças pertencentes ao acervo privado do IHGVV, do Convento da Penha e de particulares. A iniciativa atende ao convite do Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, que pensou em uma forma de já iniciar as comemorações pelos quatro séculos e meio da festa mariana mais antiga do Brasil.

A exposição registra o Convento da Penha, em uma linha do tempo, o seu passado com fotos históricas, as diversas obras de mestres pintores que o retrataram, finalizando com o moderno da street art, do artista mestre do grafite, o jovem capixaba Claudio Tripa, que tem participação especial na mostra. Tripa irá pintar, em uma parede da galeria de exposições, um grande painel com sua consagrada leitura do convento, espalhada pela nossa cidade. Existe a possibilidade dele pintar um dos muros da subida do Convento.

O grande convidado da mostra “Imagens da Fé” é o mestre pintor Kleber Galveas, amigo de Homero Massena, que estará expondo uma de suas mais importantes obras sobre o Convento, do seu acervo pessoal e que não estará a venda.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO: “Imagens da Fé – Festa da Penha 450 anos – Fé, amor e devoção” – uma mostra de fotografias históricas e pinturas do Convento da Penha. Acervo do Convento da Penha e do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – IHGVV – releituras das obras de Benedito Calixto, Levino Fanzeres, Homero Massena, e outros. Participações especiais de Kleber Galveas e Claudio Tripa

ABERTURA: Sábado (25/01/2020), às 10h

LOCAL: Sala de Exposições do Convento da Penha

VISITAS: de quarta a domingo, de 8h às 12h e das 12h30 às 16h30

Entrada gratuita

 

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui