Família Franciscana do Ceará divulga carta à Família Franciscana em reflexão sobre a quaresma

2181

Download

Irmãos e irmãs, paz e bem!

“Cumpriu-se o tempo, e está próximo o Reino de Deus.
Arrependei-vos e crede no Evangelho”.
(Mc 1, 15)

Essa passagem do Evangelho segundo Marcos, nos faz repensar as nossas atitudes, enquanto cristãos e discípulos de Jesus Cristo, e nos convida a uma mudança de vida que exige de nós renúncia e esforço para se obter a graça de fazer parte do convívio dos eleitos. Estamos iniciando o tempo quaresmal que é para a Igreja um dos momentos mais fortes que podemos viver dentro do Ano Litúrgico.

A Igreja vê esse período como um reavivamento da fé no Cristo que se doou por inteiro à humanidade para que esta também fizesse parte da plenitude da vida. Dessa forma, “a Quaresma sempre foi um tempo forte de aprofundamento da fé. Por isso, inicia-se com as tentações de Jesus, para indicar que no domingo da Ressurreição acontecerá a vitória dele sobre o mal, sobre o pecado e sobre a morte”1. Como franciscanos(as) somos convidados e impelidos a vivenciar de modo cabal esse período forte dentro da nossa Espiritualidade cristã católica, a fim de seguir o exemplo do Seráfico Pai São Francisco de Assis que testemunhou tão bem o Evangelho de Cristo em sua vida.

A Conferência da Família Franciscana – Regional Ceará, unida em oração com toda a Igreja reza por todas as vítimas da Covid-19 e, de modo particular, pelos irmãos franciscanos que hoje já não se encontram em nosso meio, mas que durante sua vida amaram Cristo e buscaram viver o Evangelho mesmo com suas limitações. Que nessa Quaresma possamos intensificar nossas orações pelo fim da pandemia que assola o mundo e faz tantas vítimas, sejam elas atingidas pela doença ou pelo desemprego que tanto tem crescido no Brasil e no mundo.

Peçamos a Maria, mãe da Igreja, que nos ajude a passar por essa dor e nos ensine a viver com sabedoria e discernimento o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aos irmãos e irmãs uma santa e abençoada Quaresma.

Paz e bem!

São Francisco e Santa Clara, rogai por nós.

Frei Acélio Pessoa, OFMCap
Coordenação da CFFB- Regional Ceará

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui