Frades Menores celebram 100 anos da presença no bairro de Jaguaribe em João Pessoa

194

A história da presença franciscana na Paraíba é bem antiga. No início do século XVII chegaram os primeiros frades para iniciar trabalhos missionários na região. Os historiadores fazem questão de lembrar as relações próximas dos franciscanos com os nativos e todo o trabalho na catequese e educação que foi realizado na região, justificando assim, a intrínseca relação existente entre essa Ordem e os paraibanos. Mas, foi só em 1923 que os frades assumiram uma nova frente de missão com a contrução de um novo espaço, no bairro do Jaguaribe, que foi concluída no ano de 1929 quando também foi elevado a Paróquia de Nossa Senhor do Rosário.

A edificação do templo entrelaçada com a missão franciscana na comunidade acompanhou todo o desenvolvimento cultural, social do bairro do Jaguaribe. Sendo ainda um lugar que tem a presença de prédios antigos, ambiente familiar e lugares significativos, foi junto a fraternidade franciscana que o bairro foi se desenvolvendo e o povo passou a beber de uma fonte inspirada no Evangelho.

Com a proposta de comemorar este marco franciscano que contribuiu e ainda contribui com a vida de toda a comunidade, a fraternidade franciscana da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário preparou uma programação para celebrar o centenário, começando neste dia primeiro com uma encenação sobre a vida de Frei Martinho, realizada pelo grupo de teatro Atuemos que apresentará a grande contribuição do missionário para a comunidade local e seu esforço na evangelização de todo os estado. No segundo dia acontece a I Cantata de Advento da Arquidiocese da Paraíba e no dia 3 às 17h celebração eucarística em Ação de Graças, contando ainda com shows, quermesses e momentos fraternos, encerrando as festividades.

O cartaz comemorativo dos 100 anos da Presença Missionária dos Frades Franciscanos no Bairro de Jaguaribe visa contar um pouco da história da chegada e permanência dos frades em missão.

A missão franciscana se inicia na Alemanha, com a vinda de frades por via marítima. O barco, além de representar o meio de transporte, também faz alusão à missão em si, que exige que possamos sair do nosso lugar para ir ao encontro do outro.

Na missão os frades carregam o seu carisma: “Paz e Bem” não é apenas uma saudação corriqueira, mas carrega a herança deixada por São Francisco. Por meio de seu estilo de vida, os frades se empenham em evangelizar e empreender ações para melhorar a vida do povo, seguindo o exemplo de inúmeros santos franciscanos, especialmente Santo Antônio.

Com a construção da igreja e sua dedicação a Nossa Senhora do Rosário, a Virgem Maria tem lugar de destaque no altar-mor de onde abençoa todos os fiéis. A rosa, usada para homenagear nossa Mãe Santíssima, aqui também representa os paroquianos, as continhas do seu Rosário.

A cor azul enfatiza a devoção mariana da comunidade, enquanto o marrom evoca a forte influência franciscana em todo o bairro. A moldura do cartaz, adornada com elementos que remetem à beleza arquitetônica da igreja de estilo neoclássico, destaca os pilares e capitéis, que ao mesmo tempo sustentam a igreja e abrigam os fiéis.

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil | PASCOM Paróquia Nossa Senhora do Rosário João Pessoa PB
Imagem: PASCOM Paróquia Nossa Senhora do Rosário João Pessoa PB

Fonte: OFMSantoAntônio.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui