
Carta Compromisso
Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Salvador (BA), a Rede Um Grito pela Vida, organismo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e integrante da rede internacional Talitha Kum, realizou sua Assembleia Trienal Eletiva, sob o tema “O Grito da Esperança – 18 anos de resistência e compromisso”. O encontro reuniu 63 religiosas, religiosos, leigas e leigos de 22 estados do país, em um tempo de escuta, avaliação e projeção do futuro, reafirmando o compromisso coletivo com o enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A Assembleia foi aberta com a mística do Cântico das Criaturas, expressão da espiritualidade franciscana que convidou as/os participantes a contemplar a beleza da criação e o clamor da vida ferida. Inspiradas por essa mística, as reflexões do primeiro dia se voltaram ao estudo e aprofundamento do tema “Territórios Violados, Vidas Aliciadas: Justiça Socioambiental como Defesa Contra o Tráfico de Pessoas”, assessorado pela franciscana da OFS, Moema Miranda. Em clima de escuta, partilha e compromisso, o grupo reconheceu a íntima relação entre o grito da terra e o grito das pessoas traficadas, reafirmando o chamado à justiça socioambiental e ao cuidado com a Casa Comum.

Na assembleia foi eleita a Coordenação Nacional para o triênio 2025-2028, composta majoritariamente por Franciscanas e Franciscano: Irmã Isabel do Rocio Kuss, da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, foi reeleita Coordenadora Nacional; Irmão Carlos Antônio Lins, dos Missionários Franciscanos Filhos de Maria; Irmã Sirleide Cabral de Oliveira, das Irmãs Franciscanas de Dillingen e Irmã Sandra Camilo Ede, das Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils.

Estar nesse serviço é “abraçar os leprosos” de nosso tempo — os rostos feridos pelo tráfico de pessoas, pela exploração e pela comercialização da vida. Fazê-lo com ternura, coragem e profecia é deixar-se tocar pelas dores da humanidade e responder com gestos concretos de cuidado e libertação, seguindo o exemplo de Francisco e Clara de Assis, que transformaram compaixão em compromisso e proximidade em missão junto à vida ameaçada.
A Rede Um Grito pela Vida segue tecendo solidariedade e esperança nos diversos núcleos espalhados pelo Brasil, fortalecendo a comunhão entre congregações, igrejas e organizações da sociedade civil. Com ternura e profecia, suas e seus integrantes reafirmam a missão de continuar lançando as redes pela vida, fazendo ecoar o grito de Francisco e Clara de Assis: “Louvado sejas, Senhor, por todas as tuas criaturas e por toda vida que clama por libertação.”

Confira a Entrevista da Irmã Isabel do Rocio Kuss realizada pela CFFB.
Acompanhe o Site, Facebook, Instagram e YouTube da Rede Um Grito Pela Vida.
Texto: Irmã Isabel do Rocio Kuss, CICAF
Revisão: SERCOM CFFB








