Inauguração da clínica-escola de fisioterapia Frei Dubán Tabarquino em Santarém

466

Clínica-Escola Frei José Dubán Tabarquino Vargas

A Fundação Esperança junto com o Instituto Esperança de Ensino Superior – Iespes, inaugurou a Clínica-Escola Frei José Duban Tabarquino Vargas, na quarta-feira (15). Além de ser homenageado dando à Clínica-Escola de Fisioterapia seu nome, Frei Dubán, ainda foi homenageado com o certificado de honra ao mérito, pelo compromisso e dedicação enquanto acadêmico de Fisioterapia. Frei Edilson Rocha participou da inauguração e recebeu o certificado em nome do Frei Dubán (em memória).

Na inauguração, o custódio, Frei Edilson Rocha, comentou a satisfação dessa homenagem para o Frei Dubán Vargas. “Agradecemos de coração a essa honra em ter o nome de um frade querido na clínica-escola de vocês e por continuarmos presentes aqui de certa maneira, os franciscanos. Frei Dubán, era uma pessoa carinhosa, integra, dedicada e apaixonada por essa área da saúde que é a fisioterapia. Infelizmente não conseguiu receber pessoalmente a graduação, mas ele com certeza se alegra por continuar presente aqui na vida desta instituição, inspirando tanto os estudantes quanto os profissionais que já se formaram em fisioterapia. Muito obrigada, agradeço em nome da nossa Custódia São Benedito da Amazônia”, concluiu o custódio.

Frei Edilson comentou a homenagem recebida

De acordo com a coordenadora do curso de fisioterapia, Milene Sena, a escolha do nome da clínica foi uma homenagem a um discente dedicado e que concluiu o curso com excelência. “Me recordo plenamente das mensagem enviada pelo Frei Dubán, sempre começando com Paz e Bem, professora!. Um aluno muito atencioso, carinhoso, acolhedor e alegre. Não posso esquecer da dedicação em aprender e ensinar o que sabia. Quando surgiu a opção do nome da clínica-escola em ser o nome do Frei José Dubán Tarbaquino Vargas, não houve dúvidas que seria esse o nome desta clínica escola. Somos muito honrados em ter convivido com ele e agora ele fará parte do nosso curso para sempre. Fechou o curso com excelência e muita dedicação”, comentou a coordenadora.

Esta clínica é a pioneira no interior do estado do Pará e servirá para a formação acadêmica que faz atendimento à comunidade em 10 especialidades da fisioterapia, sendo elas: Fisioterapia Aquática, Cardiovascular, Esportiva, Gerontologia, Fisioterapia do Trabalho, Neurofuncional, Respiratória, Traumato-ortopédica, em Saúde da Mulher e Fisioterapia em Pediatria.

Frei Dubán se formou em fisioterapia no Instituto Esperança de Ensino Superior

Frei Dubán Vargas, estudou os dois últimos semestre do curso de fisioterapia no Iespes, onde foi outorgado no dia 26 de fevereiro de 2021, mas já se encontrava na UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas. O custódio, frei Edilson Rocha foi quem o representou na colação de grau. No dia 29 de março de 2021, Frei Dubán Tarbaquino Vargas, faleceu no HRBA, em decorrência da covid-19.

Frei Dubán não é o primeiro frade que terá ligação eterna com a instituição, pois a Fundação Esperança que a mantenedora do Iespes, foi um projeto idealizado e realizado pelo Frei Lucas Tupper, que Frei Duván antes de falecer ajudou ativamente na programação dos 50 anos da Fundação Esperança, em novembro de 2020.

Sabrina Gonçalves

Fonte: Franciscanos Amazônia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui