O INSTITUTO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO foi fundado em 24 de abril de 1853, por Frei Caetano de Messina, OFMCap, Servo de Deus. Frei Rosário de Nápoles e Frei Caetano Sobrinho foram os continuadores da obra. Escrever esta história nos remete à história de Bom Conselho – Pernambuco.
Este jovem Santi, esse era seu nome de Batismo, foi enviado de sua terra Castanea, na Itália, para missionar em terras brasileiras. Com ele, outros Frades desembarcaram no porto do Recife. Frei Caetano missionou em diversos Estados: Paraíba, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Pernambuco, que foi o maior palco de suas atividades missionárias. Suas principais obras foram: reconstruções de Igrejas, cemitérios, chafarizes, pontes, poços, hospital, Colégios. Era o dia 03 de fevereiro de 1853, quando chegava ao povoado de Papacaça, hoje Bom Conselho, o Missionário Capuchinho Frei Caetano de Messina.
Foi justamente nesta cidade, Bom Conselho, que Frei Caetano pregou missões; diante da miséria e violência, convidou os revoltosos a enterrarem suas armas em um grande buraco e sobre ele ergueu um cruzeiro, que se tornou o símbolo da justiça e da paz, e um grande Colégio para acolher as meninas e adolescentes para serem educadas. Neste dia de missão, ele convidou jovens que desejassem ajudar nesta Obra. As jovens Tereza de Jesus Vilela, Isabel Gomes Brazileiro, Natália Gomes Brazileiro e Maria de Jesus Camelo ouviram e aceitaram o convite e se entregaram ao serviço do Senhor, vestindo o hábito de Santa Verônica Giuliani, iniciando assim, o Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Naquele dia, 24 de abril de 1853, junto às Irmãs, 18 educandas iniciaram a educação Franciscana que em 2023 completou 170 anos. Escreve Irmã Loreto (in memoriam): “Foi um momento de muita emoção para o povo ao presenciar como aquelas jovens, sensíveis ao apelo de Deus, pela voz do Missionário, foram pressurosas e corajosas, enclausurar-se, aceitando serem as primeiras pedras vivas daquela obra que ora se iniciava. Com este evento, naquela metade do século XIX, em Papacaça, um novo sol começa a brilhar“.
Frei Caetano de Messina, montado em seu cavalo, portava em suas mãos um crucifixo e quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho. Este título Mariano deu nome ao colégio, ao Instituto e à cidade, após 07 anos da missão concluída. Durante esses anos muitas Irmãs doaram suas vidas, trabalhando neste espaço educativo e franciscano. Daquele dia cheio de esplendor até hoje, são passados 170 anos e ao longo desta história as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, as filhas de Frei Caetano, continuam essa grande obra de amor, dedicando-se no campo Educacional, Obra Social, comunidades paroquiais, Missões, nos diversos espaços da nossa sociedade e perpetuando a Memória de Frei Caetano, junto ao povo de Deus e onde estivermos inseridas, atendendo aos apelos da Igreja hoje.
Nossa expansão, após 70 anos no Mosteiro em Bom Conselho, deve-se à força, fé e coragem de Madre Rosa da Penha Lima que, sob a inspiração Divina e atendendo à solicitação de Dom João Tavares de Moura saiu pressurosa, qual Maria indo até Isabel; e chegou a Palmares, Catende e Recife (PE), Ceará-Mirim e Nova Cruz (RN) e Lagarto (SE); veio Madre Lourdes que nos conduziu a Natal (RN), Madre Corália nos levou à cidade de Barreiros (PE), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ) e as Irmãs Valéria Diniz, Regina Pacis, Maria José Cavalcanti e Cristiana Rocha nos abriram as portas para as comunidades Paroquiais no Maranhão, Goiás e Bahia. Nosso amado Instituto se tornou de Direito Pontifício em 1957.
Reverencio em cada Irmã a Ternura e o Vigor, tão presentes na vida de São Francisco e Santa Clara, e que são sementes de eternidade nossa Espiritualidade Franciscana; o espírito de doação sacrifício e renúncia, a constância na Oração, na recitação do Terço Mariano, uma devoção plantada e regada por Frei Caetano de Messina.
Esse alicerce fortalecido nos mantém até hoje, pois assim nos ensina Frei Caetano: “Dobrai vossas fervorosas orações, ao romper da aurora e com o pôr do sol” e “Aqui a força é o Santo Rosário da sempre Virgem Maria, pois dele estão armados!” Gratidão aos Reverendíssimos Frades Menores Capuchinhos, por sua presença e comunhão fraterna, este legado nos foi deixado por Frei Caetano: “Enquanto a Basílica da Penha existir e nela os Frades Capuchinhos, jamais lhes faltará ajuda fraterna e assistência espiritual”.
A Câmara de Vereadores de Bom Conselho concedeu recentemente o título de Patrono da Educação a Frei Caetano, considerado inclusive como patrimônio imaterial da cidade. Por fim, as comemorações do Ano Celebrativo constaram de Santas Missas, Peregrinação à Cidade Eterna, Missões em várias comunidades, Musical Anjo da Paz, 1ª Romaria de Frei Caetano. Eventos que reuniram muitas pessoas, missionários, admiradores do Carisma, devotos.
Assim, louvamos e agradecemos a Deus que nos presenteou com tantas dádivas neste Jubileu. A Ele a glória hoje e sempre!
Irmã Lucineide de Brito Freitas
Superiora Geral
Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho