Irmãs Catequistas Franciscanas | Unidos/as pela Paz

233

Na sexta, 27/10, dia Mundial de Oração pela Paz, junto com diversas expressões religiosas, presentes em nossa região, a Paróquia Santa Clara de Assis – Imbariê- Duque de Caxias RJ, celebrou o espírito de Assis.

Em uma grande roda, onde ninguém é maior do que o outro, vivemos um forte momento de oração e diálogo, com a presença de irmãos de cinco diferentes expressões religiosas, entre elas, a espírita, a umbanda, a católica brasileira, a católica ortodoxa e o candomblé.

O encontro iniciou com uma saudação, e reflexão sobre as diferentes palavras que valorizamos como ideais em comum, fé, respeito, união, empatia, perdão, amor, diversidade, fraternidade, além da própria palavra “diálogo”.

Diante dessas palavras, cada liderança religiosa presente foi convidada a escolher uma delas para refletir. A importância da fé, a força que vem da empatia e do amor, a necessidade da união e do respeito, da denúncia e do combate ao preconceito e à intolerância, foram marcantes nas falas. Um momento profético, como afirmou o pároco da Paróquia Santa Clara, Frei João Reinert.

A oração de cada liderança dirigidas ao Deus Amor, e a criação de uma bandeira, formada com a impressão, em tinta, da mão de cada liderança religiosa presente, como compromisso com a paz, foi mais um momento significativo deste encontro. Para encerrar, uma troca de lembranças entre as lideranças presentes e uma deliciosa macarronada partilhada, junto a fortes abraços de desejo de paz.

O desejo é que a paz, nessa realidade tão cheia de violência, nesse mundo tão cheio de conflitos, prospere, e, junto a todas as outras palavras celebradas nesse momento, acompanhe as nossas vidas e que sejamos todos e todas, instrumentos de paz.

Fonte: CICAF.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui