Papa concede Indulgência Plenária as Igrejas Franciscanas por conta dos 800 anos do Presépio

579

A Família Franciscana está vivendo um período singular e especial da sua caminhada que é a grande celebração dos anos jubilares de fatos que marcaram a vida de São Francisco e a espiritualidade da Família Franciscana de modo geral: 2023 – 800 anos da Regra Franciscana e do Presépio, 2024 – 800 anos dos Estigmas, 2025 – 800 anos do Cântico das Criaturas e 2026 – 800 anos do Testamento e da morte de São Francisco.

Para marcar o início desta jornada jubilar o Papa Francisco concedeu, após pedido da Família Franciscana, a graça da “Indulgência do Presépio” conforme a comunicação enviada pelo presidente e ministros gerais:

Conferência da Família Franciscana

Prot. N. 31/2023

Assis, 4 de outubro de 2023

Solenidade do Seráfico Pai São Francisco
Irmãos e irmãs da Família Franciscana
Indulgência plenária por ocasião do Oitavo Centenário
do “Natal de Greccio” vivido por São Francisco de Assis

Queridos irmãos e irmãs, O Senhor vos dê a paz!

Escrevemos a vocês de Assis, onde estamos reunidos por ocasião das celebrações do nosso Seráfico Pai, para compartilhar com todos um grande dom e privilégio que o Santo Padre quis conceder-nos por ocasião dos 800 anos do Natal vivido em Greccio. Aqui São Francisco desejou recordar o nascimento do Senhor, iniciando com um presépio, para chegar à celebração eucarística, onde Jesus Cristo se faz presente no Pão e no Vinho.

Dentro do Centenário, no dia 17 de abril de 2023, nós enviamos ao Santo Padre o seguinte pedido: “com o fim de promover a renovação espiritual dos fiéis e incrementar a vida de graça, pedimos que do dia 8 de dezembro de 2023, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, até o dia 2 de fevereiro de 2024, Festa da Apresentação do Senhor, que todos aqueles que visitem alguma das igrejas que pertencem à família franciscana de todo o mundo e que por um momento permaneçam em oração diante de um presépio, que possam lucrar a Indulgência plenária seguindo as habituais condições. Assim como também aqueles que estão enfermos ou impossibilitados fisicamente, possam igualmente usufruir do dom da Indulgência plenária, oferecendo os seus sofrimentos ao Senhor ou cumprindo práticas de piedade”.

A Penitenciaria Apostólica respondeu de maneira positiva à nossa solicitação, concedendo a faculdade de anunciá-la publicamente.

Portanto, em todas as igrejas a nós confiadas para a cura pastoral, será possível lucrar a Indulgência plenária por parte de todos os fiéis, seguindo as habituais circunstâncias, de 8 de dezembro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024.

Recomendamos a divulgação em todas as nossas igrejas deste “privilégio” que se encaixa perfeitamente na relação especial entre São Francisco e a Igreja, quando solicitou ao Papa a Indulgência para aqueles que visitassem a Porciúncula, e desejamos que seja para a inteira Família Franciscana ocasião de comunhão e de renovação espiritual para cada irmão e irmã.

Que o Senhor sustente sempre os nossos passos, e volte para nós a sua misericórdia!

Os seus Ministros gerais e Presidente

Frances Duncan OSF (Presidente IFC-TOR)
Tibor Kauser OFS (Ministro Geral)
Massimo Fusarelli OFM (Ministro Geral)
Roberto Genuin OFMCap (Ministro Geral)
Carlos Alberto Trovarelli OFMConv (Ministro Geral)
Amando Trujillo Cano TOR (Ministro Geral)

Para que um fiel receba a indulgência precisa seguir as orientações:
– Realizar o Sacramento da confissão
– Receber a Sagrada Comunhão eucarística (preferencialmente na missa)
– Rezar na intenção do Papa
– Visitar uma igreja sob o cuidado dos franciscanos e rezar diante de um presépio

Fonte: Franciscos-RS.org.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui