Irmãs Clarissas do Mosteiro de Feira de Santana participam de Trezena de Santo Antônio em Campo Formoso na Bahia

502
       Na Festa do Santo Franciscano, Santo Antônio a Família Franciscana esteve completa na sexta noite da Trezena dedicada ao santo na Paróquia em Campo Formoso na Bahia. A fraternidade da Ordem Franciscana Secular local, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, Frades Menores e as Irmãs Clarissas do Mosteiro da Imaculada Conceição da Mãe de Deus de Feira de Santana na Bahia.
      A alegria tomou conta da comunidade campo-formosense com a visita das monjas que tradicionalmente têm uma vida baseada na mística da clausura, pelo silêncio, oração e trabalho e apenas em algumas ocasiões podem se dirigir para algumas celebrações. Sendo um marco histórico para toda a paróquia que desde a sua fundação nunca havia tido presença das Damas Pobres de Santa Clara. O convite feito por Frei Davi que atualmente realiza assistência espiritual das religiosas, a fraternidade das Clarissas foi aceito com alegria e disposição, e vieram todas as onze irmãs que compõem o Mosteiro da Imaculada Mãe de Deus.
      A Madre Ir Maria Eustóquia, em entrevista para a PASCOM paroquial, falou da alegria de participar e conhecer a paróquia local. “Foi muito bonito sentir a força paroquial e perceber o zelo apostólico que nós devemos ter com o sagrado, porque assim como fez Antônio, Francisco e Clara. Isso fortaleceu a minha vocação” lembrou a abadessa. A religiosa ressaltou ainda a alegria de se unir a eucaristia neste dia e manter essa sintonia com a família franciscana local, destacando ainda que Santo Antônio quando esteve doente ficou no Mosteiro das Clarissas na Itália, mostrando assim sua ligação com as monjas.
      O claustro do Mosteiro baiano se estendeu e alcançou, na noite do trezenário, a Paróquia franciscana localizada no semiárido do estado. A simplicidade, disposição e a alegria das religiosas animaram a Família Franciscana local e também se apresentou como mais um modelo vocacional para as jovens que participam da vida paroquial e que vivem a busca da vontade de Deus, assim como fez Santo Antônio.
.
      Entre cantos e preces, os devotos e paroquianos participaram da celebração que teve como subtema: Santo Antônio nos ensina a “Permanecer com Cristo”: Segredo da Vocação. O Presidente foi Pe. Jucimário que lembrou a partir de uma reflexão do Papa Bento XVI a contribuição de Santo Antônio com sua inteligência e zelo apostólico para a espiritualidade franciscana e destacou estes três pontos ligados ao testemunho de Antônio. A primeira  contribuição estar em se colocar a serviço do bem dos outros, isso só é possível quando estamos unidos em Cristo, assim recordamos a forma como o padroeiro colocou a serviço toda a sua inteligência. O segundo ponto apresentado foi o zelo apostólico tão presente na vida do santo português, foi lembrado como um dom de todos e que nos liga a Cristo. A terceira via que mostra a nossa ligação com Cristo partilhado na pregação foi o fervor místico que é fruto de uma intimidade com o Espírito Santo.
      A Trezena em Campo Formoso segue até o dia 13 de junho refletindo o tema baseado no ano vocacional Vocação: graça e missão. A programação de cada dia começa às 6h com a Santa Missa, às 15h é recitado o terço da Misericórdia, às 17h e às 19h a Trezena de Santo Antônio, sendo esta última a solene.
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Fotógrafo: PASCOM – Paróquia Santo Antônio Campo Formoso, BA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui